quarta-feira, 14 de julho de 2010

2ª resposta ao meu primo Luis Bernardo


Meu Caro Luis Bernardo,

Ao enviar-te a maliciosa pergunta sobre a Mariazinha, antecipei de imediato a tua admoestação. Tens razão e perdoa-me pela minha insensatez. Vou por isso pôr-te, hoje, algumas questões que aliás foram fruto de tantas conversas entre nós.

Não resisto a começar por te perguntar se avistaste o Saramago por aí? Transcrevi no meu blogue um poema conhecido do Alberto Caeiro no dia da sua morte e recebi uma saraivada de críticas. Para tua curiosidade junto-te em separado cópia da minha resposta. Nada que tu não soubesses como eu reagiria: com intolerância e indiferença à mesquinhez e sobretudo à ignorância!

Mas passemos a um tema bem mais interessante: o que é o pecado tal como definido pela Igreja Católica. Boa pergunta, não achas? É que pode ser redutor e regulador de toda a nossa conduta e por isso nada melhor do que voltarmos a conversar sobre como o defines a uma nova luz.

Mais duas perguntas: a primeira em relação aos Santos que são venerados nos altares. Tem havido uma inflação galopante de canonizações recentes, e refiro-me às dos dois últimos Papas. Têm tratamento VIP?

Finalmente, a pergunta mais desejada de todas: qual o papel que o sexo deve desempenhar numa vida, dita a caminho da salvação eterna. Como deve ser encarado em todas as sua vertentes?

Teu muito afeiçoado

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário