segunda-feira, 14 de setembro de 2015

o boca de pato e o Peninha


O Peninha veio-me com lamúrias de que tinha saudades do pai, que estava cinzento o dia e que ele quando chegava a casa ouvia o vizinho com a Cavalaria Rusticana aos berros e ainda por cima tentando acompanhar a música, sem acertar uma só vez com o Caruso, mas que se recordava do pai a dizer-lhe:

- Peninha, isto é que é voz!

Uma vez tentou perguntar: - Quem a do Caruso?

– Não, filho, a do sr. Azevedo, ele tocou ferrinhos na orquestra da Junta e afinou a voz.

Que tinha ido à casa dos pneus e se tinha lembrado, de repente, daquela viagem que tinha feito em pequeno, no carro do pai, um boca de sapo, que súbitamente nas curvas da estrada da Beira, desatou a ir para cima e para baixo, coisas de hidráulica!

Claro está que rebentaram não um, mas os quatro pneus, à noite junto da ponte para Penacova. Lá foram a pé todos, o pai dele a única coisa que dizia era: - Deus queira que a taberna esteja aberta..tenho cá uma fome das bifanas, dos pastéis de bacalhau e do copo de três…

A mãe dele, dizia aflita…- mas ó filho e os pneus, a esta hora aonde encontraremos algum mecânico aberto e uma loja para comprar, ainda por cima, logo os quatros pneus? Lá se vão as poupanças nas arrecadas em ouro que herdei da minha madrinha!

Acabaram por ficar 8 dias em Penacova na pensão Gonçalves, cujo dono, o Leonel, de alcunha o Gonçalves (nunca ninguém soube a razão deste apelido) tinha andado na tropa com o pai do Peninha. A verdade é que ambos tinham sido dispensados do serviço militar por total inutilidade para a Nação, mas foram camaradas no quartel em Abrantes.

Grandes pândegas todos os 8 dias, almoços até tarde bem regados e copiosos e ao jantar novas pançadas e muito vinho, do tinto, da região.

A mãe e o Peninha passaram os dias a visitar oragos, capelas e sítios de devoção acompanhados pela dª.Ondina, que era a esposa do Leonel, dito o Gonçalves.

Mulher de muita piedade, tinha como único consolo dedicar-se à oração.

Perguntei ao Peninha: - ouve lá, o que é que esta viagem tem assim de tão extraordinário para te fazer lembrar o teu pai?

- Os pneus, dizia sem parar, os pneus…e até hoje….

In " Prosas várias" de Vicente Mais ou Menos de Souza

Sem comentários:

Enviar um comentário