quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resposta do meu primo Luis Bernardo sobre alternativas ao planeta Terra


Meu Caro Manuel,

Respondo com diligência à tua amiga sobre sugestões de outros planetas para onde ela possa mudar.

Na perspectiva de quem está na Terra, o planeta parece ser grande e sólido, com um oceano interminável de ar. Do espaço, a Terra é pequena, e tem uma fina e frágil camada de atmosfera.

Para um viajante do espaço, as características que a distinguem são as águas azuis, as manchas de terra verdes e castanhas, e o conjunto de nuvens brancas contra um fundo negro.

Muitos sonham em viajar pelo espaço e ver o universo. Na realidade, todos são viajantes espaciais. A nave espacial é o planeta Terra, que viaja a uma velocidade de 108.000 quilómetros por hora.

Diz à tua amiga que o anoitecer na Europa e África, num dia sem nuvens, é uma maravilha pois consegue-se observar como as luzes já estão acesas em Paris e em Barcelona, mas não ainda em Londres, Lisboa ou Madrid aonde o dia ainda está claro.

No meio do Oceano podem identificar-se os Açores, mais abaixo a Madeira, e mais além as Ilhas Canárias e Cabo Verde.

O mais impressionante é a visualização perfeita das Plataformas Continentais desde as Ilhas Britânicas até ao Canadá e no centro, a Islândia, e por aí a fora…

Tratem bem e cuidem do planeta Terra, para que os filhos dos vossos filhos possam ainda desfrutar destas imagens…pois,com todos os seus enganos e seduções, a sua penosidade e sonhos desfeitos, esse é ainda um mundo maravilhoso. Ela que seja prudente e que lute para ser feliz.

Teu muito afeiçoado

Luis Bernardo

1 comentário:

  1. Manuel
    Estas cartas são uma ideia deliciosa... e o conteúdo de cada uma, um "clic" polémico para pensar, estender e reflectir. Calculo que sejam ponto de partida para, compiladas as ideias e os temas virem a ser publicadas. Mantenho o meu interesse "aceso".
    Obrigada
    Isabel

    ResponderEliminar