segunda-feira, 27 de setembro de 2010

caramba, há limites! Carta de um amigo céptico


Meu velho amigo e saudoso Manel,

Rezingão e pessimista? Certamente. Mas nada que tenha a ver com a minha família chegada ou o núcleo de amigos do coração.

Sabes tenho a sensação, cada vez mais forte, de que atravessamos um período surreal em que nos encontramos todos na iminência de uma drástica mudança de paradigma económico e político com repercussões a curto prazo na vida de cada um.

As cabeças pensantes (de notoriedade pública e biografia irrepreensível) que respeito dizem-no com pristina clareza, e repetidamente, nos intervalos dos horários de prime time. Os analistas internacionais escrevem-no fundamentando.

E tudo segue com milhões de pessoas a assobiarem para o ar. Cegas, surdas e mudas, na convicção do milagre ou de que, afinal, são tudo exageros e que tudo acaba sempre por se resolver. E se não resolver vêm aí uns senhores estrangeiros que vão por tudo na ordem.

Não me tenho na conta duma luminária. Aliás nunca tive. Mas pasmo com a capacidade de auto-ilusão dos europeus em geral e dos "tugas" em particular.

E depois, em termos éticos, vivo agoniado com esta calda viscosa de hipocrisia e amoralidade boçal que nos entope os olhos e os ouvidos.

Que queres tu. Para mim é tão dolorosamente evidente!

E, no entanto, a vida corre aprazível. A carreira académica segue. A mini agricultura ocupa-me. Os amigos acorrem a esta "casota" quando precisam de paz e calor.

É a premonição da amplitude e iminência do desastre e a desatenção geral que me amarguram a escrita.

Só isso Manel. Deus sabe que não sou santo. Mas, caramba, há limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário