sábado, 3 de março de 2018

O desejo de escrever um novo livro


UM MEU NOVO LIVRO - ESCREVER BEM

Antes de haver amigos daqui e de fora do fb que me pedem insistentemente para que escreva um livro, já há anos que tenho planos para o fazer e não é só um único (apesar de já ter escrito dois genealógicos sobre a minha Família).

Para que isso aconteça são necessários vários ingredientes:

1. O tema do livro (já tive vários e umas vezes volto a trás e depois ainda não senti a "pancada" que me empurra para a frente).

2. preciso de tempo que agora tenho

3. preciso de calma que ainda não tenho

4. quero que seja uma obra minha sem pretensões e ao meu nível de candidato a escritor

5. Não procuro a exposição e pretendo ficar satisfeito comigo quando chegar ao fim e o ideal será que possa agradar ao maior número de pessoas

6. Tenho vários estilos de escrita : irónica e de crítica de costumes e de observação apurada do género humano,divertida, dizem-me mas leve valendo o que vale

7. outro tipo de escrita mais rigoroso e científico com pesquisa e conhecimentos sobre o que me pronuncio seja o tema que aborde

8. Finalmente o que me agrada mais e que sinto dentro de mim a querer sair e que tem a ver com uma escrita fria e dura e ao mesmo tempo honesta sobre situações da vida, da minha vida porventura de tipo autobiográfico ou de terceiros que conheci bem. Naturalmente que a minha autobiografia em si tem pouco interesse para o universo literário, mas particularidades dela e como as vivi e as causas podem ter um interesse diferente pela frescura e novidade que darei à descrição e pela invulgaridade de tantas situações. Classifico-me como um observador de comportamentos humanos numa perspectiva humanista e não científica, mas elaborada e fina, com atenção a detalhes e a causas e efeitos . Viajei muito pelo mundo e conheci muita gente e estudei as características de cada encontro e do impacto que tiveram na formação do meu carácter e da prudência na formulação de juízos e não julgamentos.

Por isso vou esperar que me apareça uma inspiração ou uma sugestão que me motive.

Sou profeccionista e organizado e a minha escrita é actual e escorreita sem elaborações de estilo,mas obviamente uma amálgama de tudo e de todos quantos li ao longo da vida e me influenciaram: em suma o meu estilo.

Se me deixar levar por mim e por aquilo que brota de dentro de certeza que sairá melhor do que influenciado para agradar a uns e outros ou por motivos comerciais.

Se quiserem dar a vossa opinião along these lines e suscitarem algum tema que vos possa parecer adequado a mim, agradeço.

Sem comentários:

Enviar um comentário