sábado, 17 de março de 2018

A PERFEIÇÃO E OUTRAS COISAS


A PERFEIÇÃO E OUTRAS COISAS

Cada autor de qualquer coisa, se for de facto bom, não se preocupa pelo o que os outros vão dizer na criação da sua obra.

Estou a ouvir a “"Minute Waltz"” de Chopin de que gosto muito e calculo que o Chopin ao se inspirar e escrever as notas nas pautas não estava propriamente à espera que no Facebook ou na imprensa ou nas televisões, muitos anos mais tarde, as críticas fossem boas ou más.

O mesmo se diga de um livro, de uma capa, de um tema, de uma opinião fundada no conhecimento sobre o que se opina.

É, portanto, lastimável que hoje em dia vá havendo menos gente preocupada com a perfeição do que produz, sempre com as devidas imperfeições humanas, mas dedicando-se com concentração e qualidade naquilo que quer dizer, fazer, criar.

Isto aplica-se ao FELICIANO DUARTE, coitado, que nunca terá lido a fábula de La Fontaine do Gaio enfeitado com as penas de pavão. Escusava de passar por tudo isto. Terrível ser-se tratado por coitado!

Aqui no Facebook é lamentável os “lençóis” de louvaminha que se vão multiplicando enjoativamente nos murais de figuras mais ou menos públicas ou mais badaladas. Cheira a contumélias, a sabujice, a falsidade e a maior parte das vezes não são verdade.

Por isso é que o Facebook tem grandes vantagens de triar e selecionar pessoas que nunca se tendo conhecido fazem novas caminhadas em conjunto e a enorme desvantagem de ser uma feira de vaidades que para pessoas inteligentes, incomoda e desprestigia quem é objecto de loas pois provêm de gente sem interesse que encontra um palco livre e aberto a todo o tipo de romeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário