domingo, 18 de março de 2018

MUNDO CÃO - PEQUENAS ALEGRIAS


 
MUNDO CÃO - PEQUENAS ALEGRIAS

Levei hoje à missa dominical na basílica de Schoenstaat no Restelo, o meu neto Gui que tem 6 anos.

Perguntei -lhe se queria ir para a frente, ao pé das outras crianças, e disse-me que queria ficar ao meu lado. Fiquei enternecido.

Esta missa é simples e serena com cânticos por rapazes e raparigas e tem muitas famílias que levam os seus filhos. Os sacerdotes são novos e sólidos na preparação do que pregam por isso o êxito em muitos países aonde operam. Têm uma especial devoção a Maria.

O Gui estava atento e respondia ao básico e de vez em quando encostava a cabeça a mim ou dava-me a mão.

Estranho e agradável de constatar que a maioria das crianças portava-se impecavelmente e sem uma chata intervenção dos país para os por na ordem, que perturba sempre a atenção.

Preparando-me para ir comungar disse ao Gui que ficasse a guardar o meu chapéu-de-chuva mas ele disse que queria ir comigo. Eu respondi-lhe que ainda não tinha feito a primeira-comunhão e que portanto não podia comungar. Assegurava-me que sim e eu dizia que não. Chegada a minha vez, larga-me a mão e põe -se de joelhos em frente do sacerdote que lhe faz uma festa e rapidamente me apresentei eu! Ufa!

À saída perguntou-me a que sabia a hóstia e eu disse que sabia a pão.

Quis a seguir ir tomar um pré-aperitivo ao "Careca" pastelaria afamada no Restelo, e com uma certeza indiscutível pediu um folhado de salsicha.

Voltámos pelo lado do comboio junto ao rio e foi-me fazendo perguntas sobre o monumento aos Descobrimentos, Jerónimos, Torre de Belém, etc.

Insaciável pediu-me um gelado "É pá" que me vi grego para encontrar.

Temos um caderno aonde ele assenta o dinheiro que vai recebendo e prometi-lhe que se soubesse poupar, ao fim de cada 6 meses, lhe dava mais um x.
Mas também lhe disse que quando alguém necessitado lhe pedisse ajuda devia dar e depois dizer-me pois eu lhe daria o dobro.

Muito querido e fazemos um bom par, mal sabe ele o que é ter nascido 2 dias antes da data do meu nascimento! Os astros são do melhor e por aqui me fico.....ahahah

Foi uma manhã sem história, mas com um bom calor humano no meu coração e é disto que vou ter saudades um dia que morrer: eu explico já em fase de "marinação" dentro do caixão, não terei quaisquer saudades pois estarei mudo e quedo que nem um penedo. Mas percebem-me quando digo que enquanto livre e lúcido é isto que me alegra.

Quando cheguei a minha casa no Senhor Roubado, ao ouvir as notícias de cá e do mundo, achei estranho haver uns que têm estas alegrias e outros que sofrem e morrem e têm fome e falta de carinho e vivem em países em guerra.

Por isso é bom, na nossa pequenez, termos momentos de uma grandeza inexplicável de um Universo que não entendemos e de que ouvimos génios falar, tal como o Stephen Hawking!

Muito está para vir mas também é bom estar atento a estes sinais de amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário