terça-feira, 5 de dezembro de 2017

MORREU JEAN d'ORMESSON

MORREU JEAN d'ORMESSON

Morreu Jean d'Ormesson. Como tanto escreveu sobre o tema da morte nos últimos livros, vai ter a resposta às suas dúvidas e ao mesmo tempo esperanças, do seu encontro com Deus.

Tudo o que li dele, gostei. Uns livros mais do que outros, mas reflectiam o ser inquieto que ele era.

Um dia apresentaram-mo no Clube Jockey, em Paris, e como eu estava lá hospedado, a seguir ao almoço tive tempo para lhe fazer companhia e estivémos à conversa até à hora do chá.

Conversa muito interessante em que, naturalmente, ouvia mais eu do que intervinha. Num dado momento, disse-me que era um conversador impossível pois não deixava os outros falar e perguntou-me uma série de coisas sobre a História de Portugal, a política, os costumes, e a literatura. Ouviu-me com atenção e delicadeza e fez comentários muito pertinentes, pois naturalmente era conhecedor e já tinha estado em Portugal. Isto foi por volta de 1989.

No dia seguinte encontrámo-nos de novo ao almoço e trazia um livro dos dele com uma dedicatória para mim que rezava assim:

Pour Manuel, un jeune portugais que j'ai rencontré au Jockey Club, qui a eu une patience infinie pour m'entendre pendant un bon moment. En retour, nous avons échangé des idées très intéressantes sur plusieurs sujets et je suis sûr que nous deviendrons amis. Je serai ravi de vous revoir bientôt au Portugal.
J.d'Ormesson

Voltei a encontrá-lo mais umas duas vezes em casa de amigos comuns.

Muito será dito sobre as luzes e sombras mas para além de ter lido o seu livro "Au plaisir de Dieu" várias vezes, comprei a série formidável sobre este livro.

Ficou-me sempre na memória este motto: "Au plaisir de Dieu"

É ao mesmo tempo humilde, disponível mas GRANDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário