sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A MINHA RECEITA PARA 2018


A MINHA RECEITA PARA 2018

O que significa para mim um bom ano Novo? Dir-me-ão que não vos interessa saber, claro, aceito, não leiam nem espreitem. As simple as that.

Então vejamos:

1. saúde - importante tê-la se não o resto não tem a menor importância. Por isso é preciso vigiar, cuidar-nos e não dizer tolamente que o que interessa é gozar a vida. Já pensaram em passar uns dias ou meses ou anos nuns cuidados intensivos com a boca cheia de tubos e ligados a uma máquina. Eu já pensei e parece-me um cenário dantesco e de um grande sofrimento que ainda por cima na maior parte das vezes acaba na morte ou numa incapacidade quase total para uma vida normal. Sem falar na despesa, na tristeza dos familiares e amigos ou não...uff que alívio, o que também é chato só por beber mais copos, e comezainas sem moderação.

2. simplicidade - no sentido de se não ser um chato, complicado, sempre a queixar-se, a encontrar razões para embirrar. Ser simples implica para além de tudo quanto a palavra intui, ser-se pragmático e straightforward nas circunstâncias alegres ou dolorosas da vida. Ou seja, chamar as coisas pelos nomes. Está-se pobre, está-se doente, melhorámos a vida, tivémos uma boa nota, um novo emprego uma nova pessoa na vida, etc

3. alegria - mesmo. Ser-se bem disposto, sorridente e amável com os outros e ir ao seu encontro. Dar motivos de satisfação aos outros e a si próprio. Criar ambientes em que mesmo na dor e na tristeza, possa haver consolação na alegria do conforto e da amizade.

4. paz - nas famílias, nos empregos, no país, na Europa e no mundo. Paz significa o contrário de guerra que pode ser atómica, convencional ou psicológica. Todas elas.

5. compaixão - ter piedade pelo sofrimento dos outros, interessar-nos pelas suas dificuldades, ter paciência pela rotina de pessoas mais velhas, pobres, doentes, presas e sós. Não chega sentir mas actuar.

6. fundo de maneio - o dinheiro suficiente e justo para uma boa qualidade de vida merecida pelo fruto do trabalho e que seja bem e generosamente repartida.

7. emprego - aceitar que o que se tem é melhor do que não ter nenhum, tentar melhorar, ajudar em equipa. Nenhum patrão deixará de apreciar quem demonstre ter capacidades de contribuir para o bem-estar de todos.

8. honradez - significa ser-se verdadeiro, directo, sem truques nem esquemas nem mentiras nem golpes por detrás. Enfrentar com coragem a verdade.

9. valente - ter a coragem de defender com INTELIGÊNCIA E SEM RADICALISMOS de nenhuma sorte as nossas convicções, estando abertos à mudança, à modernidade e àquilo que os outros nos possam ensinar. Não temer ser bravo e lutador por causas que valham mesmo a pena. Não vale petições públicas estúpidas sobre temas pontuais e fulanizados.

10. se entretanto tivermos que morrer durante este ano, que ao menos estejamos preparados na aceitação da vinda da morte. E que façamos agora no fim do ano um rápido flashback sobre o passado sem dramas nem sofrimento e que sirva como que uma bagagem permanentemente feita para a partida. Sempre numa perspectiva positiva e não a desejando. Sempre me impressionou o lado poético/literário da Bíblia na passagem das virgens loucas que deviam ter o azeite suficiente para alumiarem as candeias quando o Senhor vier. Sejamos agnósticos, budistas, ateus, católicos, muçulmanos ou judeus.

E finalmente que haja um saldo positivo ou se o não houver, prometer ao accionista, que é cada um de nós que durante o ano a "empresa" fará um esforço para melhorar e no final distribuir os dividendos que não são mais do que tudo quanto acima disse em sede de amor.

Bom Ano de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário