quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Na China e em Portugal acabam sempre no mesmo...

Um colaborador meu chinês, o Lu Yang, mas que fala português como eu, vivia cá em Portugal e, como tantos outros, por falta de oportunidades partiu para a China, nomeadamente para Shanghai aonde lhe arranjei um emprego na Cimpor.

Durante os primeiros 6 meses acabámos por não nos contactar, apesar de eu ter ido a Pequim umas três vezes ( não é bem ali ao lado...) e quando finalmente lhe telefonei a saber se estava tudo a correr bem, entre outras coisas, disse-me que se ia casar.

O Yang Lu, tem cerca de 28 anos e até ali nunca me tinha dito que estava a pontos de dar o nó.

Por isso, perante o meu espanto, disse-me: - Sabe como é, aqui na China são as famílias que arranjam os casamentos e a minha, apanhando-me aqui, achou que já estava em idade de formar família!

Mas, perguntei-lhe, já a conhecias? - Eu, não! - E gostas dela, achas que é o teu tipo, etc.. Resposta dele : - Já sabe como é, aqui na China, os homens têm que cumprir o seu dever de se casar senão parece mal, e eu nem penso no amor!

Entretanto nasceu uma filha e tenho falado com ele.

Parece que a Madame gosta de fazer compras caras nos grandes shoppings, e tanto quanto me diz, a vida corre sem sobressaltos, tipo bocejo!

Comentei-lhe que tendo ele vivido em Portugal, andado no liceu, falando bem português, tendo conhecido moças galantes locais, e convivido num ambiente moderno, livre e sem estas obrigações familiares, como se tinha submetido e não dar o grito do Ipiranga???

Resposta dele: - Sabe, por aí as pessoas acabam todas da mesma maneira como aqui na China...fazem sexo por obrigação, têm filhos, trabalham em ambientes cinzentos e de crise até que chegam a mais tarde e morrem de velhos.

E esta hein?

Sem comentários:

Enviar um comentário