segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Carta ao meu primo Luis Bernardo por altura do Natal


Resumo: Imaginem vocês que recebi uma carta de um primo que já morreu há vários anos e que me chegou à caixa do correio. No meu blogue está tudo explicado e as cartas anteriores trocadas foram abundantes. Creio ser o primeiro ser humano a ter verdadeiramente notícias reais, de além-túmulo. Deixei passar algum tempo para cair bem em mim, mas finalmente aparece alguém a explicar como tudo se passa. Aliás, nunca percebi porquê tantos mistérios!

Meu Querido Luís Bernardo,

Aproveito a época natalícia para conversar de novo contigo.

Calculo que sejam uma beleza por aí todas as festividades das comemorações do Natal. Verás todos os anjos e coros celestiais ao vivo, cantando hossanas e que vozes não terão!

Como estão os meus Pais e Avós? Estive na quinta em Estremoz e desatei a procurar uma série de fotografias que lá tenho e senti umas saudades enormes ao olhar para todos eles.

Que sorte devem ter em estar aí contigo.

Conta-me da paz e tranquilidade que por aí se goza, do decorrer do tempo sem pressas nem stress, das vistas esplendorosas, das cores e do verde de que me falas ter o gazon do jardim bem tratado, da casa dos meus Pais.

Hoje tinha uns quantos pedidos a fazer-te por altura do Natal: digamos que são os teus presentes da quadra. Tendo em conta que por cá nos cortaram metade do subsídio, este ano vai ser curto de compras. Há outras prioridades. Mas não faltará ternura, nem espírito de família nem uma refeição melhor em comum para nos sentirmos bem unidos.

Como sabes estou de abalada para o Brasil, e como dizem os espanhóis “ con mucha ilusión “ apesar de nesta fase da minha vida ir começar de novo! Sabes que gosto de desafios e este é mais um.

As diligências estão bem avançadas e conto em breve poder dar este passo. Acho que encontrei o sócio brasileiro ideal de quem gosto, mas para escangalhar o entusiasmo inicial, o “danado” não dá notícias há dias! Espero que não tenha sido engolido por um crocodilo no Amazonas!

Quando estiveres com os meus Pais, fala-lhes disto, pois tenho a certeza de que gostarão de saber que eu não desisto e que sigo em frente.

Aliás, seria útil saberes do meu Bisavô Visconde Brasileiro se ele tem algum conselho a me dar. Foi um grande pândego e desfrutou muito bem do Brasil, e embora os tempos sejam outros, nada melhor do que escutar de um vencedor algumas avisadas opiniões sobre um país para aonde eu vou “de armas e bagagens”.

É claro que pode ser que não corra tão favoravelmente como desejo e tenha que voltar, mas tu sabes bem que na nossa Família não se baixa a guarda, não somos “canga” de ninguém e sobretudo há esta “joie de vivre” como se o mundo começasse amanhã!

Voltando aos presentes:

1.Quero receber forças do meu Pai! Sempre um exemplo de bom trabalho, de aceitação do que veio para a sua vida e foram tantas coisas boas.

Apetecia-me abraçá-lo forte e dar-lhe um grande beijo! Diz-lhe muitas e muitas vezes que gosto muito dele ainda, da sua memória pelo menos, e que em vida também gostei. Vive sempre comigo este débito de alguma falta menos intensa deste amor filial. Fui pouco expansivo e ele que gostava tanto que lhe déssemos a devida atenção. Estava sempre disponível, nós é que nem sempre estávamos!

Coisas de rapazes novos, inebriados pelo aparente sucesso de vida diferente, da excitação do mundo novo, do dinheiro, das viagens, de tantas coisas que hoje reputo bem menos importantes. Este será o meu melhor presente de Natal que quero receber neste ano! Esmera-te!

2.Depois, “I miss my Mother so much”, nem queiras saber! Diz-lhe isso, apesar dela saber! As fotografias ajudam mas não valem a presença e nesta altura era bem importante que pudesse ir ter com ela e conversarmos de mãos dadas, sentindo o conforto do carinho e ternura que sempre me deu. Também é um presente top deste ano!

3.Quando estiveres com o meu Avô paterno diz-lhe que vou começar nova jornada, difícil e arriscada e que tal como ele quando partiu para África aos vinte e tal anos, deixando tudo para trás, tenciono ser bem sucedido como ele o foi. O Avô que te transmita alguns segredos de como conseguiu ultrapassar a distância, o desânimo, as gentes más e perversas que o invejavam e que ele foi sabendo vencer, sobretudo que eu possa saber com o que posso contar daí, dele, como apoio e suporte. Este é um presente de um resistente para outro, mas embrulhado em são orgulho e ternura que era o que eu sentia tanto por ele e que ele me retribuía.

4.Por último, visita a minha Avó materna, ainda tão viva na minha memória, e diz-lhe que tenho um neto, o meu primeiro neto. Que alegria não irá ter! Mesmo! Estou a vê-la toda sorridente e quase sem palavras de emoção e contentamento a fazer-me tantas perguntas.

Diz-lhe que agora a entendo tão bem quanto gostava de ser tão boa Avó! Aproveita para dizer ao meu Avô que já comecei a fazer o que ele fazia e de que gosto tanto de o imitar: ir ao fim da tarde de trabalho fazer uma visita a Sua Excelência o meu neto. Pegar-lhe ao colo, conversar com ele – importante desde sempre ele ouvir vozes meigas – contar-lhe tudo quanto quero com ele mais tarde compartilhar, o orgulho que já tenho nele e santo Deus, o que já gosto dele!

Este é o meu presente para todos os daí!

Vejo o meu filho mais velho e Pai deste neto, tão encantado e pendente dele como eu era com ele e com os outros meus Filhos todos.

A minha nora e Mãe dele é um amor e dá-me a segurança de que vai zelar para que ele possa ser um Homem e um bom filho, neto e irmão e um excelente profissional que perpetue o nosso nome.

Vou-te confessar, só tu é que me fazes dizer tantas coisas emotivas, mas és o mensageiro privilegiado das minhas notícias.

Anda tenso o meu pensamento e coração e por isso hoje deixei-me embalar por coisas mais “doces” e que me fazem parar nesta alucinante cruzada do dia-a-dia, em que nem tudo é luminoso e fácil. Os que aqui hoje encontramos não são mais iguais aos que amámos e que já partiram, pois como eu padecem de grandes aflições.

Mas não deve temer o nosso coração, pois não Luis Bernardo?

Escrevi esta tua carta ao som de Pachelbel, Elgar, Chopin…uma ou outra música de Tchaikovsky e de um fundo do Coro da Abadia de Cluny cantando Fauré. Uma maravilha, celestial et pour cause…

Em homenagem ao meu neto, misturei na minha inspiração o Frank Sinatra, o dueto do Tonny Benett com a Amy Winehouse e algumas outras músicas mais “modérninhas”: sempre sou um Avô jovem e quero assim manter-me fit. Comecei hoje a enésima dieta e vou fazer novas sessões de yoga!

Sinto-me mais confortado por ter conseguido ser sincero naquilo que te digo e sabes, deve-se sempre dizer aquilo que se sente, naturalmente quando são coisas boas, coisas nossas.

Este poema que li hoje, calha como ginjas sobre o conteúdo desta minha missiva. É de Ernesto Guerra da Cal e diz:

Cultiva o teu futuro
Com amor
Porque ele é o lugar
Onde tens que passar
O resto da tua vida.
Cultiva Deus
Com muito amor
Ainda maior
Porque,
Com sorte
Com Ele irás passar
O resto da tua morte.

Teu muito dedicado primo

Manuel

4 comentários:

  1. Vim a qui para dizer olá ao "Vicente Mais ou Menos"..., não um olá mais ou menos, mas um olá de saudades de vir aqui... e confesso que fiquei reforçadamente satisfeita com o que li, o que senti e com quem encontrei... acima do Vicente, do mais ou menos, o Manuel INTEIRO!O Manuel que me comove, em que que acredito e que cada vez mais vai perdendo o pudor de dizer estas coisas que realmente sente, mesmo dizendo quase sempre o que sente eu sei!Só que este Manuel não receia expôr o que tem de mais bonito... e partilhar este seu lado emotivo, este seu lado família, este seu lado tão cheio de ternura, esperança, amor... o lado que acima de todos os outros devemos cultivar e partilhar, porque este tipo de sentimento se contagia!... e é um contágio de que o mundo precisa, esquecido como está de tantos valores...
    ...e aqueles que ainda acreditam que vale a pena ser assim e sentir o que descreveu, também se sentem reforçados nesse contágio de comoção.
    PARABÉNS, Manuel.
    Por favor, quando for de armas e bagagens para o brasil... já sabe que não precisa de recorrer ao seu primo para falar connosco, mas deve manter-nos actualizados relativamente às cartas que com ele partilha!
    Abraço bem apertado e "orgulhoso" de ter um Amigo assim!
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Querida Isabel,

    Fico muito contente sempre de a ver por aqui e sei que nos seus afazeres intensos, é um grande prazer lê-la quando sobretudo me diz o que escreve. Bem-haja!

    Na verdade sou um ser multifacetado e estes cambiantes de características, tornam-me cada vez mais livre.

    Nos tempos que correm, em que a alegria é um bem escasso, resta este pequeno prazer último que é o de poder (e nem todos podem, infelizmente)exercitar a liberdade.

    De vida, de pensamento, sobretudo.

    E, em sendo real o meu primo Luis Bernardo, neste Natal era isto mesmo que lhe diria e com um intenso prazer e alegria, e imagine que o que mais me consolaria, seria saber que as palavras, as emoções e os sentimentos chegariam aos destinatários....

    Mas sendo pragmático, aceito o que tenho à mão, que é a lucidez e capacidade para através da escrita lançar para as nuvens o que sinto, esperando que chegue a quem possa entender...

    Um beijo grande

    Vicente Manuel...que grande confusão...:-)

    ResponderEliminar
  3. mal o conheço e parece q o conheço há anos...
    PS EGD Cal era meu tio,casado com uma irmã de minha mãe !
    PS não faço comentários pois são desnecessários e iria cair n lugar comum de sempre,mas gosto de o ler ! até sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos seus comentários. A irmã da sua Mãe tinha um marido que que dizia coisas lindas....)

      Eliminar