segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mal nos conhecemos


Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!

Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.

É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill

7 comentários:

  1. LINDO!!!!!!!!
    ...sabe? mesmo conhecendo-o só neste espaço virtual, "que se lixe", sem medo, considero-o UM AMIGO!
    beijinho,
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. mas querida Isabel, por isso é que este espaço é prazenteiro e subversivo. Eu também a considero uma AMIGA, sem que ninguém se lixar...eheheeh...pois, graças a Deus e à democracia, há liberdade de expressão neste país.

    ResponderEliminar
  3. eh, eh, eh...o "que se lixe", tem a ver com os "riscos" de que tanto se fala na net...
    de facto não conhecemos as pessoas, quem está do lado de lá... e confesso que de si, já não consigo sentir essa barreira do, "atenção"!!!!, estás na net, vê lá quem está do lado de lá!!!!!!....... vê lá se te expões demais (o próprio Manuel inicilamente também me alertou...("Vá devagar Isabel!")...porque, não me conhecendo, nem sequer sabia o verdadeiro sentido daquele poema da explosão de partículas!... e por isso, por graça e quem sabe de forma também um pouco subversiva... o "que se lixe"!
    Vale a pena acreditar. E concordando umas vezes consigo, outras eventualmente menos e quando acontece digo-o, confio e sinto que está uma "pessoa real" do lado de lá... e, como com a Zilda e a Laurinda Alves,ambas figuras públicas, a poetaporkedeusker, o João Nuno que se expõe de forma singela e outros que vão nascendo nestes espaços que já fazem parte do meu dia a dia, o Manuel tem sido uma presença que tem conquistado e ultrapassado esses medos e chamadas de atenção que me vão fazendo!... Quem me conhece sabe que gosto de acreditar nos outros e confiar neles... e tendencialmente, acredito!
    ..."que se lixe"!... há muito que aconteceu acreditar em si!...e acho que não o tenho escondido! Ainda bem!!!!!!!!
    Obrigada também pela sua Amizade.
    Abraço amigo!
    Sempre,
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. tenho que confessar-lhe que sou um novo Quasimodo da Notre Dâme de Paris, do Victor Hugo: corcunda, zarolho e repelente...mas mesmo assim com alma.

    É essa que lha vendo todos os dias que me lê e por isso lhe agradeço.

    ResponderEliminar
  5. com alma, acredito também... e não era da imagem que falava, claro!!!
    Como em todas as profissões, ou em todas as imagens há sempre a possibilidade de tudo. O melhor e o pior, o bom e o mau... no caso do corcunda pode haver o honesto, valoroso, brilhante, ou o corcunda safado, malvado, grosseiro, depravado... ... e tb o príncipe encantado, figurão, atlético, inteligente... também brilhante, verdadeiro e honesto... ... ou na mesma aparencia, um homem da pior espécie!
    Mas seja. Um corcunda zarolho, repelente(bah!...) ... mas com alma!
    "Compro"! ah, ah, ah!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. ainda bem que me compra pois terá que me dar agasalho num palheiro e alguma comida numa malga e uma manta para me cobrir do frio.

    porém, um dia, quando apiedada pela minha desformidade, me estender a mão, transformar-me-ei num belo príncipe que lhe proporcionará no meu Reino, hospitais bons e serviços de enfermagem muito bem pagos e com horários de trabalho para que a minha benfeitora possa dedicar-se mais à escrita.

    Vale?

    ResponderEliminar
  7. Juro que contive essa do príncipe...(LOL)
    ...mas já que fala nisso, garanto-lhe que era mesmo do que precisava! Para o corpo e para a alma... tempo para a escrita... que muita gente pensa que é mero hobby, ou até descanso... e só alguns de nós sabem que dá trabalho, exige disponibilidade de espírito e física também!
    Mas "juro" que não vou desistir, porque é mesmo muito, muito importante para mim!
    Quanto ao benfeitor a proporcionar bons serviços de enfermagem... confesso que precisava para poder mudar e pôr em prática pelo menos um dos projectos que tenho, que ofereci ao Centro de Saúde de mão beijada e que funcionou durante dois anos com muito sucesso, mas que, com "a crise", não tem agora viabilidade por falta de pessoal e por darem prioridade a unidades que estão a criar e que, à partida sabemos que não podem vir a funcionar bem!
    É uma tristeza!
    Um abraço ao Quasimodo, príncipe ou não!
    Isabel

    ResponderEliminar