terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Vária 2


Vária 2

1. A ouvir Delibes - Copélia uma música tranquila.

2. Segue-se Mozart - Clarinet Concert in A. K 622.

3. Tudo isto para serenar do frenesim das festas do Natal em que é natural que todos, ou quase todos, sejam sinceros nas trocas de afectos e de presentes.

4. Mas no dia seguinte ou seguintes quase tudo volta ao mesmo.

5. Se não houve um pequeno gesto, uma emoção positiva ou uma atitude de perdão ou de alegria que marcaram estas horas do dito Natal, é difícil ver a vantagem de a cada ano se repetirem mecânicamente as mesmas celebrações.

6. Dir-me -âo que de ano a ano alguns morrem e desaparecem e até quantas vezes deixam de haver os conflitos ou motivos de dissenssão, ou pelo contrário tornam esta festa um momento de tranquila memória dos que partiram.

7. Se não soubermos com alguma frequência afastar-nos da rotina ou do trabalho intenso em busca de mais dinheiro que tantas vezes preenche as horas todas dos dias incorremos em problemas sérios de saúde, de falta de amor ou atenção aos que nos amam ou que amamos, aos com quem temos tensões e nos impedem de sermos mais felizes, ou mesmo afastando-nos de quem precisa de nós e da nossa atenção, ternura, ajuda, ou de uma conversa que arrume os mal.entendidos.

8. Aproxima-se o fim de mais um ano em que tantas coisas aconteceram quer nas nossas vidas quer no mundo que não nos podem ser indiferentes e devemos perguntar-nos se entramos em 2019 com o mesmo espírito com que há anos e anos temos vindo a passar de uns para os outros sem deixarmos marcas ainda que pequenas e cumprirmos planos realistas pré-acordados connosco ou com terceiros.

9. É que mesmo que não nos importe a morte, o que pressupõe a vida que a precede, há gente que de nós depende (nem me refiro ao aspecto material) em termos de encontrarem equilíbrio, uma certa felicidade e uma partilha de generosidade e entrega.

10. "Dos fracos não reza a História", é a frase conhecida, mas também, quiçá, deveria haver um compêndio das vidas dos falhados, dos abandonados à sua sorte,dos que tentaram e não conseguiram e esse manual deveria estar connosco se algumas destas histórias fossem da nossa responsabilidade por nada termos feito, quando estava na nossa mão poder estendê-la. Serve para pouco para essas "vítimas" do nosso descuido, egoísmo, desamor, desinteresse mas para nós é como o silício enterrado na carne que nos lembra a nossa natureza de seres humanos com dores e alegrias. Costumo dizer sombras e luz, mas neste caso é preciso que sintamos a dor dos outros para actuarmos.

11. Enfim, todos celebram ainda ou descansam dos prazeres das festas natalícias por isso não gostaria de ser um desmancha-prazeres, Mas sabem o poder que a musica e a água têm no meu ser e por isso não pude deixar de ao ouvir neste momento o "Concerto de Aranjuez" ser abanado pelo misto de intensidade e de calma com que a melodia se entranha em mim.

12. Tive alguns presentes de livros bons e de música e são um consolo para os dias que correm.

Que esta minhas divagações possam encontrar eco nos vossos corações e que, tal como eu, algo surja de novo no ano de 2019 que nos faça mais felizes por termos causado aos outros o reflexo da nossa actuação viva, consciente, quiçá com sacrifício, mas que resulte.

Bom Ano de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário