terça-feira, 3 de outubro de 2017

BISÃO – REVISTA DE GRANDE IMPACTO DE E PARA OS LEITORES DO SENHOR ROUBADO CRÓNICA I


BISÃO – REVISTA DE GRANDE IMPACTO DE E PARA OS LEITORES DO SENHOR ROUBADO

CRÓNICA I

Mal-acabaram as eleições começaram logo os resteleiros, eu explico, os velhos do Restelo, aqueles que gostam das palmières do Careca, porque sendo um bolo de inspiração francês e em forma de palmeira é uma palavra no feminino.

Mas é uma metáfora e o que eu quero dizer é que nunca ninguém está satisfeito com nada e com ninguém. E armam-se aos moralistas e ouviram dizer sempre um apontamento negativo. E já por acaso olharam para o seu próprio umbigo?

Vem a isto a propósito de um comentário num mural do fb de um amigo a propósito do Isaltino.

1. Conheci-o profissionalmente uma vez já há uns anos e ainda na constância das excelentes relações que mantinha com o seu partido, o PSD.

2. Nunca me fez favores, nem foi sujeito a corrupções da minha empresa, porque além de tudo sou contra,

3. Revelou-se um excelente autarca.

4. Cometeu erros, pagou-os caro, esteve preso, sofreu com a reputação, cumpriu a pena e está de novo em liberdade TOTAL, tendo recuperado todos os seus direitos de cidadania e outros.

5. Concorreu às eleições e ganhou estrondosamente.

6. É incómodo para muita gente invejosa, ignorante, extremista e radical no julgamento dos outros.

7. Acontece que estive 2 anos como voluntário na prisão de Alta Segurança de Monsanto, escrevi umas coisas, inteirei-me de outras, critiquei outras tantas mas aprendi para mim próprio entre muitas outras lições as de que(i) é necessária a reinserção social dos reclusos na sociedade civil, nomeadamente dando-lhes emprego, formação e acompanhamento o que aliás é universalmente praticado em países ditos civilizados (ii) tornei-me mais humilde, melhor pessoa com o exemplo do sofrimento da reclusão, aprendi a não julgar de imediato sem ter informação e finalmente encontrei em cada um dos meus alunos estrangeiros (criminosos de topo) pessoas com desejo de serem tratadas como seres humanos e com uma nova chance de recomeçar.

8. Ora o Isaltino está longe disto tudo e num livro que escreveu e que eu li, reflecte e em profundidade sobre tudo quanto eu referi acima, pela rama.

Tive quase para ir votar nele a Oeiras se bem que inscrito no Senhor Roubado.

O dito amigo que comentou menos elegantemente os meus comentários sobre este assunto num outro mural do fb, e raiou o insulto, deve estar a precisar de um novo método democrático que aliás já vem do tempo do Senhor Dom Manuel I – uns calores da Inquisição.

For God sake! I am joking!

E é tudo por hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário