segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SE EU FOSSE O TRUMP


SE EU FOSSE O TRUMP

Tudo indica que a escalada verbal entre dois idiotas está a atingir um ponto de não retorno. Atitudes ridículas que nos enchem de perplexidade pela irresponsabilidade do Presidente do mais poderoso país do mundo: os USA. Os Americanos devem estar atónitos pela imagem que TRUMP dá interna e internacionalmente. O outro é a inimputável por natureza, ainda que louco perigoso.

Ora, mandaria o bom-senso que TRUMP tomasse a iniciativa de reunir públicamente com:

1. PUTIN com tempo e com uma agenda;
2. Com o Presidente Chinês a sós e com PUTIN a três;
3. Com o Japão e Coreia do Sul numa reunião alargada aos dois anteriores;

Conversas preparadas, transparentes, em que se estudem primeiro os cenários possíveis de acontecer na visão e informações de cada um.

Em seguida pôr em cima da mesa o que cada um deseja obter em termos de geopolítica local e tentar conseguir-se através de mútuas cedências uma plataforma de entendimento.

Depois nomear a China como interlocutor válido da coligação destes países para negociar com a Coreia do Norte um acordo de não proliferação de armas nucleares em troca de apoio económico,de investimento estrangeiro, da abertura do país ao exterior e de outras necessidades que se possam identificar.

Finalmente fazer pressão de que em conjunto atacariam a Coreia do Norte sem mercê até à vitória o que deverá parecer assustador dada a magnitude dos países envolvidos se estas condições não fossem aceites.

É claro que qualquer Chefe de Estado competente saberá desempenhar esta missão com seriedade, honestidade e eficácia.

O resultado final seria uma muito maior cooperação entre estes poderosos países.

Trump não deve sequer perceber do que eu estou a falar, infelizmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário