quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Just for a change in facebook

JUST FOR A CHANGE

O objectivo de publicar textos de outrem é duplo: (i) suscitar o interesse pela leitura e reflexão sobre autores de qualidade (ii) incentivar cada um a publicar escrita de si próprio, com ideias, propostas, comentários, que se pede sejam de igual qualidade ou com moderação e bom-senso.

Estar sempre de acordo, partilhar com outros e fazer simples elogios (pressupõe-se que depois de lidos os textos, o que nem sempre parece acontecer) já não é mau, mas sabe a pouco.

Há tanta matéria interessante para que uma comunidade como o fb se pronuncie, sem ser sempre sobre guerras, pânicos, intrigas e conversa fácil ou ordinária, reles, baixa ou falar mal dos outros só por falar. Este tipo de atitude define quem o pratica e qualifica os autores numa classe intelectual abaixo da sofrível, ou seja nunca a argúcia, ou o humor, ou a crítica mordaz mas não destrutiva, prejudicaram a qualidade da escrita, neste caso, mas ao contrário apimentaram-na.


Ninguém com cabeça firme e equilibrada está interessado a perder tempo sobre detalhes das vidas dos outros.


Velha fórmula sempre ouvida na minha casa desde tempos imemoriais: "don't ever ask personal questions" ou seja em bom português - não sejas cusco.

Sem comentários:

Enviar um comentário