domingo, 6 de março de 2016

Tutto Pavarotti

“Tutto Pavarotti” é o álbum que me apeteceu ouvir, com a voz possante de Luciano a entrar-me pela sala em tom alto. Uma beleza!
Depois, adoro o italiano que falo e leio bem e as saudades de Itália fazem com que me apeteça lá ir em breve.
Como é possível que os governantes dos povos, não queiram criar bem-estar aos governados para que se possa estreitar os laços entre as civilizações, a interligação de culturas, a movimentação em paz e prosperidade entre as nações.
Há lá melhor coisa do que viajar! Quem alguma vez gosta da pobreza, da guerra, das chacinas, das bombas, dos roubos e violações? Pois é isto que se passa com cada vez mais frequência no mundo.
Há falta de tempo para olhar para a natureza, para ouvir os sons de músicas sublimes, de reflectir sobre o que é essencial.
Um deleite e um privilégio, apesar de tudo, de poder viver num país em paz e sem guerra.
Penso numa família antiga de amigos sírios de Aleppo, cujo pai era o Cônsul de Portugal, e que moravam num palácio milenar com um recheio estupendo e valioso.
Falo com eles agora para Beirute aonde se refugiaram e confessam-me com tristeza terem tudo perdido e o palácio, para além de pilhado, ter sido totalmente destruído.
Esta selvajaria dos homens, provém da sede de poder e de riquezas e vai destruindo progressivamente a Humanidade.
Termino esta pequena reflexão com esta ária napolitana “Core N’grato” de Cardillo primorosamente interpretada pelo meu sempre bem-amado Pavarotti.

Sem comentários:

Enviar um comentário