sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mensagem aos meus reclusos no dia dos meus anos na prisão de Alta Segurança

Caros amigos,

No primeiro dia de anos que passo convosco na qualidade de Voluntário da Cruz Vermelha e Professor de Português, gostaria de vos agradecer a companhia, a boa disposição e o interesse em participarem nas minhas aulas.

Tenho vindo a aprender muito com todos vocês, e isso é para mim um vosso presente de anos pelo que me têm ensinado, compartilhado e mostrado como compreender melhor o difícil e doloroso que é estar recluso numa prisão, especificamente nesta.

Já conversámos brevemente sobre o vosso passado recente e as razões da vossa reclusão.

Para mim, a grande lição é tentar traçar uma linha nas vossas vidas, entre o passado e o futuro, e poder estar no presente convosco para ajudá-los na preparação da vossa liberdade e poder com alegria recebê-los com os braços abertos nesse dia tão importante para vocês.

Tenho aprendido a não julgar à primeira vista, a respeitar cada um de vocês com as vossas características próprias, certamente influenciadas pela vossa estadia na prisão.

Tenho que confessar que a minha vida lá fora, não é também fácil.

Eu gosto muito de paz, de silêncio, para ter a calma suficiente para pensar sobre a minha vida e as mudanças que possam ser necessárias para me sentir melhor preparado para enfrentar os desafios do futuro.

Gostaria de dedicar algumas linhas a cada um de vocês e dizer-vos qual é a imagem que guardo de cada um.

Vou começar pelo G: É uma pessoa respeitável, tentando o seu melhor para aprender rapidamente o português e ter sucesso. Pelo que eu sei, a sua dor é profunda e, devido à sua idade, torna-se muito difícil estar na prisão. Estou certo de que quando estiver em liberdade, vai ser um exemplo para o seu povo e para a sua família. Espero que possamos continuar a estar em contacto.

P: és uma pessoa muito agradável e amável, com muito humor, inteligente e culta e totalmente capaz de entabulares uma conversa sobre diferentes temas. Um bom companheiro de classe e com muito bom progresso na aprendizagem da língua Portuguesa. Estou certo de que, uma vez em liberdade, te tornarás uma pessoa muito confiável, desejando recuperar o tempo e preparado para aproveitar a vida, calmamente e com qualidade. Gostaria de poder ajudar-te a encontrares um emprego adequado e continuar a ser teu amigo.

E: És uma pessoa muito sorridente, e estou certo de que os guardas se perguntarão como é que numa prisão de alta segurança, pode um prisioneiro rir tão alto e sobre o quê? Este é o E., inteligente e com um excelente desempenho na aprendizagem do português. Atento ao que diz o professor e interessado em pôr em prática. Em termos pessoais, estou certo de que não irás encontrar nenhuma dificuldade para procurar teres uma vida melhor e te tornares um cidadão exemplar. Estou pronto para te ajudar, se necessário, e também gostaria de continuar a ser teu amigo.

B: apesar do meu conhecimento sobre ti ser muito recente por teres chegado às aulas há cerca de um mês e meio, és uma pessoa muito simpática e mostrando muito interesse em aprender o idioma Português. Em termos pessoais, parece-me seres muito equilibrado e mereces voltar à liberdade o mais rápido possível para gozares a tua vida com competência e felicidade. Gostaria de continuar a saber de ti uma vez que estejas no teu país.

A: És uma pessoa muito inteligente, muito avançado no conhecimento da língua portuguesa. Em termos pessoais, és muito reservado, com humor e bem educado, com sensibilidade e a percepção do comportamento humano, uma pessoa bastante intransigente no que respeita aos teus próprios sentimentos, talvez tímido, muito sincero, direto e honesto . Detecta-se  orgulho nas tuas convicções e uma certa recusa em mudá-las facilmente. Não por causa da falta de inteligência, mas porque olhas para a vida à tua maneira e acreditas no que pensas. A partir das conversas na sala de aula e as ideias expressas, acredito que tenhas encontrado alguma paz e desejes sinceramente ser feliz fora da prisão e passares a fazer uma vida familiar simples e construtiva. Em termos profissionais, pareces ser muito ambicioso, e tens a capacidade de desenvolver muito mais em busca da excelência. Gostaria de continuar a ser teu amigo se aceitares a minha maneira de ser.

Para finalizar, todos nós somos seres humanos e, talvez, porque eu sou um pouco mais velho ... hahaha ... do que vocês, posso-lhes dizer francamente que o que importa é ser prudente nas escolhas que fazemos e nos planos que escolhemos para nossas vidas, uma vez que é muito mais viável  e agradável fazer coisas simples, do que sonhar com o impossível.

Muito obrigado por me permitirem passar parte do meu dia de aniversário convosco.

Nota: tinha proposto levar um bolo, pastéis de nata e Coca-Colas e disseram que não era autorizado..Não desisto de lutar por mais humanidade e a revisão de paradigmas que tornem a reinserção na sociedade uma realidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário