segunda-feira, 30 de julho de 2018

A CONDIÇÃO HUMANA - Blaise Pascal


A CONDIÇÃO HUMANA - Blaise Pascal

É a segunda vez que me desiludo profundamente e com tristeza com sem-abrigos a quem dou dinheiro para fins justos que me pedem, jurando que vão cumprir os propósitos para que me pedem o dinheiro.

Nem é pelo dinheiro: a um foram 40 contos há 15 anos e ontem foram € 20,00.

É por aquilo que PASCAL define como a condição humana com as suas misérias, neste caso.

Drogados, desequilibrados e sem forças prometem o que sabem que não cumprirão.

E é esse incumprimento que me é garantido com os olhos nos olhos e com agradecimentos de lhes dar mais uma oportunidade que mais me dói.

Quem sou eu também para julgar! Se olhar para mim sei que encontrarei promessas não cumpridas.

Mas ontem e na presença de um amigo que foi testemunha, confesso que acreditei. E contei-lhe a primeira desilusão que tive e mesmo assim tendo ouvido tudo o que eu não queria que acontecesse, nem hesitou em repetir.

Fiquei o dia todo a remoer de desânimo...fica-se em baixo.

Fui reler algumas passagens do PASCAL sobre a CONDIÇÃO HUMANA mas não me serviram de consolação.

Porca miseria!

Sem comentários:

Enviar um comentário