quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dois apontamentos


Dois Apontamentos:

1. A Monarquia em Espanha corre sèriamente perigo. Não pela história de hoje entre a Rainha Letizia e a Rainha Sofia, que é um incidente que revela uma expectável diferença de educação entre uma modesta roturière que chegou a Rainha e que ainda não aprendeu as regras básicas do respeito e cumprimento das boas-maneiras que as funções exigem e uma Rainha verdadeira e com provas dadas. Na história da Cinderela nunca este tema foi abordado e só sabemos que no fim foram felizes para sempre.
Creio que o príncipe da Cinderela terá tido os mesmos problemas!
Mas o que me leva a eventualmente ser pessimista para o futuro da Monarquia em Espanha é o facto de o povo votante assistir a uma cada vez maior irrelevância da instituição e verificar que neste caso da Catalunha o papel de árbitro independente dos órgãos de soberania que compete ao Rei foi mal exercido e nos dois discursos que fez endossou o seu apoio ao Governo e a Rajoy. Ainda a procissão vai no adro e antevejo que a vítima expiatória possa começar no Rei e prosseguir em outras direcções com graves consequências se o curso da intervenção real não mudar.

2. Lula no Brasil.
A situação no Brasil está explosiva e pode degenerar numa nova ditadura militar. Lula pressiona abertamente o Supremo Tribunal de Justiça para não ser preso apesar de uma sentença condenatória. Para não falar da falta de segurança e de total descontrolo político. Lastimável e perigoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário