sexta-feira, 6 de abril de 2018

BRASIL e CATALUNHA







BRASIL e CATALUNHA

Lula é indiscutível que para além de pessoalmente ser corrupto deu origem a um conjunto de situações em que o seu Governo tornou a imagem do Brasil lastimável.

O facto de ser um combatente de esquerda e populista e pretensamente defender os mais desfavorecidos (veja-se como enriqueceu à custa de desonestidades) não o dispensa de honrar o cargo que desempenhou e dar o exemplo de um Presidente impoluto e sem recriminações. Tal como qualquer outro cidadão, pode-se defender, foi condenado, paga a pena na prisão. Armar-se em vítima e utilizar o povo analfabeto, emocional e como todos os povos, manipulável é um truque baixo e qualifica muito mal os políticos brasileiros e a Justiça se não tiver força para mandar cumprir a sentença.

Quanto à Catalunha, quer na vida pessoal de cada um quer e sobretudo na política há ganhar e perder. Puigdemont perdeu e também para além de agumas acusações de corrupção, desobedeceu à lei em vigor e por isso terá que pagar o preço da sua atitude.

Em ambos os casos, com a democracia abriliana, tornou-se claro que "o povo é quem mais ordena" conceito que desde há muito tem vindo a ser aplicado em vários países do mundo em que se deram reviravoltas democráticas. Não aquelas em que a coberto do nome do povo, se instauraram ditaduras.

Por isso se no Brasil e na Catalunha, o dito povo quiser que triunfem estas personalidades e os seus ditames e interesses, façam o favor....é claro que para quem esteja contra e creia vir a sofrer perseguição por ter ideias opostas, o caminho é o exílio.

Não penso que uma nova ditadura militar no Brasil sirva os interesses das gentes e da Nação Brasileira. Ditaduras de um sentido ou de outro são sempre más.

Mas o mundo aguarda com ansiedade e algum espanto como vai o poder judicial ter força e conseguir por Lula na cadeia.

Se não conseguir será um péssimo precedente e temo que o Brasil passe a um país ingovernável.

Quanto a Puigdemont, a sua sorte dependerá também da coercibilidade que o Governo Espanhol consiga ter para executar o mandato de detenção, sem tumultos de vulto que já estão a afectar a economia Catalã e a de Espanha.

Mas isso as minorias que cegamente protestam, nunca vêm que um grupo minoritário, prejudica o todo.

Há mais vida para além disto, mas estou pendente do desfecho em ambos os países.

Sem comentários:

Enviar um comentário