domingo, 6 de dezembro de 2015

Homem de pouca fé


HOMEM DE POUCA FÉ

Hoje faz 8 anos que morreu a minha Mãe. Havia uma missa em Schönstaat às 19h.
Sempre um coro que canta muito bem, entre eles uma das minhas sobrinhas. Músicas com letras muito bonitas e profundas. São momentos de grande paz e de alheamento do dia-a-dia.
Na altura da oração pelos defuntos, o Padre nomeou a minha Mãe. Tive como que um sobressalto.
Passam os anos, os meses, os dias e as horas e a nossa vida segue, umas vezes com mais luzes outras com mais sombras. E de repente é como se tudo estivesse presente.
Voltei a vê-la vividamente em tantas situações da minha vida e fiquei perdido longe da missa.
Tive tantas saudades, daquelas que não são literárias, das que fazem sentir cá dentro uma sensação de distância e ao mesmo tempo de presença.
Não sei se seria saudável termos estes momentos com muita frequência por serem tão intensos.
Mais uma vez veio à minha cabeça a ideia da morte, quando todos os dias morrem pessoas de todas as idades. É até, no geral, um pouco indiferente a causa da morte: Trata-se, sobretudo, de partida. Tudo acaba, as vaidades, os ódios, o poder, a riqueza, e até a pobreza. Sobretudo a tristeza para quem morre, tem um fim.
O Padre falava na homilia, aliás simples, directa e apropriada à época natalícia, para nos prepararmos para termos dentro de nós a presença do Menino Jesus que estava para vir. E elaborava dizendo que o sentido era o de conseguirmos interiorizar a consciência de Deus ao nosso alcance.
Rendido e sem vontade de luta de argumentos nem de considerações teológicas, pensei como seria bom que assim fosse tão fácil: termos ao nosso alcance visível e palpável esse Deus de que tanto se fala.
Para uns quantos como eu, há a necessidade sublime e pragmática de S. Tomé, como narrado nos Evangelhos: deixa-me tocar no lado do coração trespassado e nas feridas para eu crer.
Não temeria um só momento, pelo contrário, ansiaria até ouvir a frase: Homem de pouca fé, eu sou o teu Senhor.
E foi isto que me ocorreu hoje na comemoração da morte da minha querida Mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário