segunda-feira, 24 de novembro de 2014

passeio a pé por Lisboa



Tive esta manhã uma reunião próxima da Av. Almirante Reis. Como estava um fim de manhã esplendoroso, vim a pé desde o Intendente até ao Rossio.

Nunca tinha ido à zona renovada das antigas prestitutes..ahaha..e achei limpa, clara e com bom aspecto. É claro que era meio-dia!

Depois fui perdendo tempo, parando a cada montra a ver que lojas eram aquelas…muito engraçado andar a pé por Lisboa, o que faço muito, e sobretudo por zonas aonde eventualmente passo de carro e de fugida, a não ser que vá jantar ao Ramiro!

Fiquei pasmado pela profusão de lojas chinesas com bom aspecto e oferecendo, tal como em qualquer outra capital mundial, todos os produtos necessários à cozinha oriental, tais como panelas, tachos, recipientes próprios para os diversos alimentos, e uma enorme variedade de legumes e outras iguarias…achei formidável e divertido.

No Martim Moniz, entrei na Capelinha da venerada Senhora da Saúde e fui meter o nariz no Centro Comercial, cheio, igualmente de espaços com produtos orientais (chineses, indianos, paquistaneses, etc).

Se se quiser verdadeiramente comer como na China há uns quantos restaurantes caseiros, modestos e pouco apetitosos aonde se reserva uma mesa e refeição por encomenda, mas aonde a qualidade é excelente. O preço, como dizem os nuestros hermanos, é tirado!

Segui depois para a Praça da Figueira e fui constatando a existência de toda uma série de comércios tradicionais que já não existem em nenhuma cidade senão em zonas localizadas.

Acabei no Rossio aonde me sentei na esplanada da pastelaria Suíça, desfrutando um belo sol. Do outro lado o café Nicola, está sempre muito tapado e hoje apetecia luz e o astro-rei. 

Fui buscar o carro ao parque dos Restauradores sem, no entanto, ter deixado de passar em frente do Gambrinus no lado da Rua das Portas de Santo Antão, aonde uns lagostins, gambas e lagostas bem vivas aguçavam a boca e o bolso dos passantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário