sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"A História do Sr. Shi que Comia Leões"


A Dinastia Tang (618-915) é considerada o auge da cultura clássica chinesa. Foram aproximadamente 300 anos de uma sociedade caracterizada por uma vida urbana intelectual e esteticamente sofisticada. A produção poética do período surpreende pela quantidade e qualidade. A popular antologia Poemas completos da Dinastia Tang, compilada posteriormente, no século XVII (Dinastia Qing), por ordem imperial, contém aproximadamente 50 mil poemas, escritos por 2.200 autores, dentre os quais estão 190 mulheres – uma importante tradição feminina sempre existiu na poesia chinesa.
.
De entre os nomes mais notáveis desse período de ouro da literatura universal, citam-se sempre Li Bai (Li Po), o grande mestre taoísta da poesia chinesa, e Wang Wei, um dos artistas mais completos de seu tempo – poeta e pintor de renome, mestre budista chan (zen). Na tradição feminina, destaca-se Yu Xuanji, monja taoísta e cortesã. O texto a seguir, é o exemplo de um tipo bastante praticado no período.

Era uma vez, um poeta chamado sr. Shi. Ele apreciava muito comer leões e vivia numa casa de pedra. Ele queria comer dez leões. O Sr. Shi visitava o mercado de tempos a tempos. Um dia, às dez horas, dez leões apareceram no mercado. E aconteceu que o sr. Shi acabara de chegar ao mercado naquele mesmo momento. O Sr. Shi viu que havia dez leões, e matou-os com flechas. O Sr. Shi pegou nos cadáveres e levou-os de volta para a sua casa de pedra. Mas a casa de pedra estava húmida, então o sr. Shi ordenou ao servo que secasse e limpasse a casa. Quando a casa ficou limpa, o sr. Shi começou a comer os dez leões que estavam mortos. Mas enquanto ele os comia, descobriu que os cadáveres dos dez leões mortos que ele tinha trazido eram, na verdade, cadáveres de leões feitos de pedra.

1 comentário:

  1. Este poema perde muito o sentido com a tradução, pois seu enigma está justamente no fato de que todas as palavras são pronunciadas "shi" mudando somente a intonação, tendo significados distintos em cada contexto. Fantástica a língua da terra média (zhongguo - china).

    http://en.wikipedia.org/wiki/Lion-Eating_Poet_in_the_Stone_Den

    ResponderEliminar