sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Brasil oferece isto tudo


Para um líder ser vencedor em novos negócios, aumentar a produtividade e a rentabilidade de equipas que queira contratar, desenvolver a qualidade e contribuir para um mundo melhor, é preciso saber superar alguns desafios:

Desenvolver a visão de curto, médio e longo prazo

Precisa de ter uma visão encorajadora do futuro, realista, com premissas de timing e de números. Poderá inspirar e mobilizar a equipa através desta visão mas para isso, é preciso que mantenha uma comunicação frequente e constante com a equipa.

Orientar-se para a obtenção de resultados através das pessoas

Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para a obtenção de resultados relevantes. Muitos profissionais que ocupam cargos de liderança falham por dedicarem a maior parte da sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo-se de que as pessoas têm aspirações e necessidades.

Ter um sentido da realidade

Deve perceber que a equipa, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são nem serão como ele gostaria que fossem. Portanto, encarar a realidade e fazer o que é preciso ser feito para o sucesso nos negócios são características fundamentais de um líder orientado para resultados.

Manter-se flexível

A flexibilidade ajuda a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipa de uma forma diferente, ou até mesmo, colocar a “mão na massa” para solucionar um problema, é estar preparado para modificar o caminho até ao cumprimento dos objectivos.

Reconhecer a equipa

Sabe-se que grande parte das reuniões de trabalho tem como finalidade tratar de problemas ou apresentar um rumo. O verdadeiro segredo de uma equipa de sucesso é a frequência e a forma como um líder comunica feedbacks positivos.

Contratar quadros com qualidade

Infelizmente, muitos profissionais têm a tendência de contratar profissionais para a sua equipa baseada em critérios de simpatia ou afinidades sempre com a expectativa de que será o profissional certo para o cargo, porém, nem sempre é isso o que acontece. O ponto essencial de uma contratação é ter muito claro qual o tipo de profissional necessário e qual é o perfil comportamental ideal deste futuro quadro.

Assumir as responsabilidades

Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir sempre a responsabilidade pelos resultados.

Ter uma liderança caso a caso

Existem momentos em que o líder tem que dizer o que fazer e existem outros em que tem que apoiar os seus quadros a serem autónomos.

O verdadeiro líder é aquele que incentiva os quadros da sua equipa a “brilharem”, a desenvolverem-se constantemente e, principalmente, a consciencializarem-se do seu importante papel no sistema aonde estão inseridos.

Para se aumentar a competitividade a nível global é preciso perceber a importância de formar e utilizar pessoas chaves, ou seja, profissionais em cargos de liderança que serão os líderes empresariais de novos Grupos económicos.

O Brasil oferece isto tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário