sábado, 4 de fevereiro de 2012

"Vamo dar uma salva de palmas a Jêsúis" (Crónicas de S.Paulo I)


Adoro os meus Sábados de manhã em S.Paulo.

Começo por acordar tarde, depois vou tomar o café-da-manhã, que neste caso é excelente porque é um buffet muito completo.

Estou hospedado no Hotel Mofarrej (Tivoli) na Alameda Santos, em pleno bairro dos Jardins, o melhor quartier, na minha modesta opinião.

Esta Alameda Santos, para quem não saiba, é paralela à Av.Paulista, que está cada vez mais animada.

Há uma enorme sucursal, nem sei mesmo se não é a loja principal da Livraria Cultura que é um landmark de S.Paulo. Moderníssima (era um antigo teatro ou cinema), com zonas de estar e de lazer para ouvir cds, ler livros, uma cafetaria, em desníveis, com um pessoal atenciosíssimo e com um conteúdo de grande variedade e actualidade.

Um must de S.Paulo! Gasto lá sempre o coiro e o cabelo, moderadamente, claro, pois os tempos não estão para tropelias!

Comprei três livros com destinatários bem identificados: dois dos meus sócios e eu próprio, com a condição de nos emprestarmos mútuamente, uma vez lidos!

Foram eles: Paris – Quartier Saint-Germain-des-Prés por Eros Grau. Do que folheei pareceu-me super interessante, sobretudo para quem, como eu adoro Paris. Há sempre novas descobertas a fazer!

Um outro que é tipicamente brasileiro : o X da questão, pelo Eike Batista e trata da trajectória do maior empreendedor do Brasil. A ver se pega para os nossos negócios!

Finalmente um livro de um autor de que já tinha lido outras obras sobre outros assuntos e que me agradaram, tais como “ A arte de viajar” que é sublime, ou “How Proust can change your Life” um livro notável, “As consolações da Filosofia” , e que é Alain de Botton.

O livro adquirido chama-se “Religião para ateus” em que num ápice, tentar provar a não existência de Deus pode ser uma actividade divertida para ateus!

Ontem à noite fui para a farra com um grupo de amigos portugueses de S.Paulo e esta manhã, tinha um convite da Administração do Hotel para comparecer no penthouse com uma vista deslumbrante, aonde haveria um evento patrocinado pela BRAMA, com tee shirt e tudo, e com uma feijoada que prometia ser divinal…hélas…as consequências da véspera foram devastadoras e tive que comprar Imodium, if you know what I mean, escusando-me gentilmente! Teria sido uma hecatombe!

Cava espanhola, tapas de maravilha tudo num novo bar na Óscar Freire e depois saltos aqui e ali e uma ida até uma discoteca da moda, ouvir boa música. Tudo boa onda…

A explicação para o título desta crónica está no que presenciei esta manhã na Av.Paulista e que não resisto a contar e que revela os contrastes deste povo inigualável!

Em pleno passeio, um grupo de rapazes com umas tee shirts iguais, rodeavam um ”negrinho” moço, com boa pinta, ar doce que estava com a cabeça curvada.

Um do grupo, invocava Deus e propiciava-lhe todas as graças e bênçãos possíveis de arrematar…e no fim (eu estava discretamente observando) fizeram-lhe um convite para aderir a uma igreja qualquer.

E de repente, de alegria pelo assentimento e entrega, ouve-se em voz alta, um deles exclamar: “ Vamo dar uma salva de palmas a Jêsúis”. E deram!

Desatei a rir e basei rapidamente, não fosse ser aliciado também…com a minha tez alva, daria um bom bispo Edir!

Entretanto passava imune à virtude, uma moça de fazer parar o trânsito, bamboleando sua saia curta numas gloriosas nádegas roliças e atrevidas…sem falar nos peitorais! Cara muito melada!

Amanhã, há mais! Outra história divertida sobre o Zé do Pé!

Sem comentários:

Enviar um comentário