quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os negócios de sucesso e as grandes organizações de todo o tipo, estão sempre “gulosas” por talentos!



A evolução da economia, tecnologia e dos negócios em Portugal tem vindo a alterar radicalmente o mundo do trabalho. Porém, não é só uma nova procura de mercado para profissionais talentosos que aumenta, mas também o papel dos profissionais de recursos humanos que são chamados a rever os seus processos de selecção e de prestação de serviços.

Neste clima de mudança, penso que a carreira profissional é um dos mais importantes factores na vida de um quadro. A função certa na carreira própria, concede uma paz de espírito e permite um sentimento de realização e de cumprimento de uma missão pessoal. A função certa com a compensação pecuniária apropriada permite a subsistência do próprio, da família e uma visão de futuro.

São necessários, mais do que nunca, instrumentos sofisticados de análise de carreiras e de colocação em empregos desafiantes e apetecíveis.

Hoje em dia, as empresas devem promocionar-se por uma forma eficiente para sobreviverem. Por outras palavras, uma empresa bem sucedida deve posicionar o seu produto correctamente, direccioná-lo para o mercado certo e criar-lhe a imagem apropriada. Deve apresentá-lo num “package”, com o respectivo preço e promoção atractiva para manter a competitividade. A expressão “marketing” incorpora todos estes conceitos.

Tal como as empresas no mercado, um profissional deve estar correctamente posicionado, com uma avaliação exacta do que vale.

Muitos quadros ainda se encontram em posições profissionais em que falta a adequada recompensa, satisfação, desafio ou um futuro.

Muitas pessoas, simplesmente, caíram na rotina. Ficaram demasiado tempo em posições laborais nas quais não se encontram nem realizados ou a crescerem. Falharam no desenvolvimento do seu máximo potencial por causa de dificuldades e riscos envolvidos na mudança de emprego. Muita gente falha ao não ver os sinais de perigo quer nas suas próprias empresas ou sector. Não antecipam os problemas ou planeiam o futuro. As pessoas estão sempre à espera da “oportunidade certa” e mudam mais facilmente para situações que lhes ofereçam uma melhoria, sem contudo pensarem se serão verdadeiramente capazes ou competentes.

Por que as pessoas são inexperientes em encontrar melhores situações profissionais, podem muitas vezes tornarem-se passivas sobre progressões nos seus empregos. Acontece que com frequência, ansioso por encontrar algo melhor, o que em breve se vai tornar desempregado, aceita uma posição inferior à qual seria capaz de desempenhar. Algumas pessoas não planeiam as suas procuras de novos empregos quando têm uma sólida situação; mais tarde é sempre precipitado. Acabam por estar fragilizados e numa posição mais débil quando contactam com novos empregadores.

Uma coisa é certa: homens e mulheres com experiência especializada, formação, e sucesso comprovado têm sempre procura no mercado das melhores empresas!

Os negócios de sucesso e as grandes organizações de todo o tipo, estão sempre “gulosas” por talentos!

As pessoas encontram dificuldades nas suas buscas de novas oportunidades nos seus empregos, por causa de uma ou mais destas razões:

a) falta de conhecimento das oportunidades dentro do seu próprio sector;
b) falta de conhecimentos sobre os seus próprios talentos e experiência e de como e aonde fazerem a respectiva promoção;
c) Incapacidade de desenvolver um plano de acção;
d) Desconhecimento para negociar com sucesso uma gama salarial alta e mais favorável bem como de contratos compatíveis com as suas funções e capacidades;

É uma frase conhecida afirmar “ Executivos e quadros altamente bem pagos são especialmente ineptos para procurarem uma progressão nas suas carreiras. São “amadores” e ineficientes nas suas buscas para novas posições”.

As pessoas não compreendem que independentemente do seu nível de sofisticação, nunca foram ensinadas a promoverem-se a si próprias ou a gerirem as suas carreiras. Os “patrões” nunca ensinarão aos seus quadros como ganhar mais e ter um melhor emprego noutra empresa.

Deixo para reflexão dos interessados em planearem um novo futuro, estas simples mas verdadeiras considerações:

a) Controle o seu próprio destino, ou alguém o fará por si;
b) Encare a realidade tal como ela é e não como era;
c) Mude antes que tenha que;
d) Se não quiser dar-se a si próprio uma oportunidade de um novo desafio, não perca tempo em tentar ser competitivo.

MNA

Sem comentários:

Enviar um comentário