terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vanitas (Diálogos de Platão) FILEBO


Sócrates - Então tenta ver, Protarco, em que consiste a tese de Filebo, cuja defesa vais fazer, e também a nossa, que terás de contestar, no caso de não a aprovares. Queres que recapitulemos as duas?

Protarco - Perfeitamente.

Sócrates - Ora bem: o que Filebo afirma é que, para todos os seres animados, o bem consiste no prazer e no deleite, e tudo o mais que seja do mesmo género.

Da nossa parte, defendemos o princípio de que talvez não seja bem assim, mas que o saber, a inteligência, a memória e tudo o que lhes for relacionado, como a opinião certa e o raciocínio verdadeiro, são melhores e de mais valor do que o prazer.

Para quantos forem capazes deles usufruir, essa fruição é o que há de mais valioso para os seres universais, presentes e futuros. Não foram estes os pontos, Filebo, que cada um de nós, mais ou menos, defendeu?

Filebo- Isso mesmo, Sócrates; sem tirar nem pôr.

Sócrates - E agora, Protarco, aceitas defender a tese que te confiamos?

Protarco - Sou obrigado a aceitar, uma vez que Filebo já desistiu de por eles se bater.

Sócrates - Haveremos, por todos os meios, de conseguir atingir a verdade neste domínio.

Protarco - Sem dúvida.

Sócrates - Muito bem; acrescentemos ao que ficou dito mais o seguinte.

Protarco - O quê?

Sócrates - Que a partir deste momento, cada um de nós se esforçará por demonstrar qual é o estado e a disposição da alma capaz de proporcionar vida feliz aos homens. Não é isto?

Protarco - Exacto

Sócrates - Então, compete a vós ambos demonstrar o que é o prazer; e a mim, a sabedoria.

Protarco - Perfeitamente

Sócrates - E se descobrirmos outro estado, superior a estes? Será que a vida do prazer levará a melhor, em relação à da sabedoria?

Protarco- Isso mesmo

Sócrates - E se tiver maior afinidade com a sabedoria, será esta que vencerá o prazer, o qual acabará derrotado. Admites também este ponto ou não?

Protarco - Eu, pelo menos, admito.

(trecho dos "Diálogos de Platão" - FILEBO)

Sem comentários:

Enviar um comentário