quarta-feira, 13 de outubro de 2010

7ª Carta minha ao meu primo Luis Bernardo - sexo e religião


Meu Caro Luis Bernardo,

A importância das religiões na vida das pessoas humanas é indiscutível. A sexualidade é também parte da vida quotidiana e é um tema abordado de maneira muito diferente pelas diversas religões.

Qualquer que seja a religião, ela exerce forte influência sobre a sexualidade e o comportamento das pessoas.

No catolicismo a sexualidade começa com a história biblíca de Adão e Eva. Viviam no Jardim do Éden e podiam desfrutar de todas as maravilhas menos de uma coisa: a Maçã da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Eva deixou-se seduzir pela serpente (o diabo disfarçado), comeu a maçã e convenceu Adão a fazer o mesmo. Segundo a Bíblia, Deus condenou todas as mulheres a darem à luz sentindo a dor e também a serem sempre dominadas pelos homens.

Na teologia católica romana, Adão teria violado a sua inocência original por ter mantido relações sexuais com Eva. Este facto passou a ser conhecido como o "pecado original". O sexo tranformou-se numa vergonhosa luxúria, carregada de culpa. O sexo deveria limitar-se à procriação da espécie e não deveria ser feito apenas por prazer. Este sentimento de culpa perdura até aos nossos dias e muitas vezes dificulta que as pessoas tenham uma vida sexual saudável, feliz e aprazível.

Em 1994 foi afirmado pela Igreja (i) de que o sexo era exclusivamente para a procriação; (ii) a condenação do sexo antes do casamento; (iii) a condenação do uso de preservativos ou qualquer outro método anticoncepcional; (iv) a condenação da homossexualidade acirrando preconceitos; (v) a valorização da virgindade numa verdadeira cruzada, causando frustrações e sentimentos de culpa para as jovens que já a haviam perdido.

Não nos devemos esquecer que isto ocorreu no final do seculo passado, ou seja a pouquísimos anos de distância e não na Idade Média.

Analisando as diversas posições e orientações religiosas, é fácil perceber qual a razão do nosso planeta estar com uma superpopulação. O Homem é um ser que ao longo da História se destacou dos demais pela sua inteligência. Hoje em dia exploramos o universo galáctico, mas ainda não conseguimos fazer parar a explosão demográfica que é a maior causa de todos os problemas da Humanidade. Imaginem se cidades como Calcutá, São Paulo ou Tóquio tivessem apenas um terço da população que têm. Como tudo seria mais fácil? Não precisariamos mais de energia artificial, petróleo, bairros de lata, etc.

O nosso planeta já não suporta mais a exploração sem limites.

O que se te oferece dizer sobre isto meu Caro Luis Bernardo ?

Um amigo abraço

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário