sábado, 13 de janeiro de 2018

TANTE à la mode de BRETAGNE


TANTE à la mode de BRETAGNE

Hoje à tarde fui visitar uma Tia “tante à la mode de Bretagne” velhinha e de quem gosto muito. Está lucidíssima e vive num apartamento na Lapa excelente mantendo todo o recheio como se fosse há 50 anos. Quadros (lindos) retratos pintados da Família e fotografias em lindíssimas molduras de prata, veludos, loiças, marcadores de prata armoriados, esplendorosas cortinas de seda caindo sobre as janelas: tudo como se não fosse só ela e um criado velho também, o jacinto, que de libré me abriu a porta, ali a viverem.
Conversámos sobre tudo e verifiquei que está a par de tudo: Trump, eleições para o PSD, Costa, Jogos Olímpicos da Coreia do Sul e a possível presença da Coreia do Norte, Irão…Diz-me que assiste muito às notícias das televisões estrangeiras e às de cá selectivamente para estar informada. Lê com uma lente jornais e revistas.
Perguntou-me se eu tinha visto ontem na CNN a AMANPOUR que ela tanto aprecia como comentadora e entrevistadora e eu disse que sim.
Comentou-me a entrevista de Amanpour aos dois actores de um filme que ela não quer perder e que foi premiado em Cannes e Globos chamado “Call Me By Your Name”. As histórias de amor nunca passam de moda, como se sabe, dizia-me ela.
É uma emocionante história de amor entre Ellio e Oliver passada no norte de Itália, nos anos 80.
Tudo começa com Ellio Perlman (Timothée Chalamet) de férias com os pais na sua casa de campo no norte de Itália. No meio de uma família intelectual, os dias quentes passam-se na piscina, no piano e a passear de bicicleta com os amigos de verão. Naquela casa ouve-se francês, italiano, inglês e até alemão para discutir música, história e política, e todos estão em paz com o espírito preguiçoso do verão.
Como de costume, a família adopta um estudante estrangeiro durante seis semanas para ajudar o pai de Elio, professor de arqueologia, a fazer pesquisa académica.
Desta vez, o estudante escolhido para o estágio é Oliver (Armie Hammer), um norte-americano com uma estatura saída de um catálogo: alto, forte e confiante na sua voz possante. O que inicialmente é um conflito entre os dois rapazes aparentemente heterossexuais, vai gradualmente se transformando numa relação de cumplicidade, à medida que se conhecem. Por ser território desconhecido para ambos, a incerteza que os retém acaba por ser dominada pela inevitável atração e torna-se numa história de verão repleta de culpa, dúvida e paixão.
No meio deste ambiente descontraído desenrola-se a amizade secreta entre os protagonistas do filme, com alguns episódios eróticos e outros mais de pendor cómico. As cenas são vividas com intensidade graças à performance dos actores principais. O jovem ator Timothée Chalamet tem sido bastante aclamado nos jornais internacionais devido ao excelente papel que representa, com uma emoção e fragilidade que transcendem o grande ecrã, chegando a todos os espectadores.
Depois lanchámos optimamente, chá e scones. Sempre bebeu “ Queen’s selection” do Fortnum & Mason que manda vir quando acabam as reservas.
Tem 85 anos e não fala da morte, bem pelo contrário, das viagens que faz, da moda que veste, do carro que acabou de comprar (um Bentley magnífico) que é conduzido pelo Jacinto.
Não tem família próxima e é Senhora de um grande apelido e tem uma Quinta linda no Norte.
Tem tudo para ser feliz e é. Saí de lá a apetecer-me que ela me deixe tudo isto….ahahahahah

Sem comentários:

Enviar um comentário