quarta-feira, 19 de julho de 2017

PANACEIAS

PANACEIAS

Estava hoje parado dentro do meu carro, numa sombra, a ouvir música, a mandar e receber mensagens e sobretudo com um ar condicionado que me sabia muito bem.

Não deixava de observar esporadicamente quem passava e ia tirando as minhas conclusões.

Estava uma bonita tarde, com boa luz, sem muito trânsito e dir-se-ia que quem neste país estivesse a viver como cidadão, de passagem como turista ou em negócios, se deveria sentir muito bem pela paz que se respira. Não vou aqui sequer fazer comparações com os piores países.

E constatei que muitas vezes temos tendência a dizer mal de tudo, do Governo, da oposição, das Finanças, dos Hospitais ou Serviços de Saúde, dos incêndios, da incúria, do desemprego, dos políticos, do vizinho, do colega de trabalho inclusive da própria família e ao observar a serenidade do que me rodeava, pensei que injustos somos uns para os outros. E isto envolve a sociedade civil, os outros povos, as outras raças e religiões e no fundo o mundo inteiro.

Esta perspectiva permanente de negativismo torna-nos tensos, azedos e belicosos e mesmo connosco próprios andamos zangados. Quando de manhã olhamos para o espelho lá está a mesma cara de sempre ou com sono, ou de ressaca, ou chateada e maldisposta e logo ali começa uma antecipação de penosidade que se arrasta, se adensa e não para mais. Isto connosco para já não falar com quem tiver a pouca sorte de se cruzar no nosso caminho.

Anos e anos a fio, com menor ou maior intensidade, tornam esta vida num inferno, não apetecível de ser vivida. Estou somente a referir-me à consciência, aos sentimentos íntimos.

Junte-se o desemprego, a falta de dinheiro ou saúde, o desentendimento relacional, a desilusão profissional, uma doença, uma morte, o estado real do país…não é possível aguentar por muito tempo esta carga nem o peso de uma verdadeira infelicidade.

Panaceias:

- ler, silêncio, atenção, desprendimento, esquecimento de nós próprios, dedicação aos outros, música, campo, verde, animais, mar, cultura, conversas com quem possamos aprender e bem dormir.

Sem comentários:

Enviar um comentário