sexta-feira, 23 de setembro de 2016

PENINHA E A MÃO MAROTA DE MARCELO


O Peninha tem estado ausente das minhas reportagens aqui porque foi de férias.

O Peninha tem uma "terra" que é uma aldeia lá para o Norte e se chama Pandeiro de Cima. O Presidente da Junta já tentou mudar o nome pois presta-se a muita troça, sobretudo dos emigrantes brasileiros, pois no Brasil tem outro sentido - o sim senhor também conhecido por bunda - mas deve esta toponímia a um antepassado do Peninha que tocava pandeireta. Era de sua graça, Teodósio da Silva Santos e Pinto. Tudo nomes a que Peninha gostava de juntar alguma nobreza local....mas que por mais que procurasse nos calhamaços dos Nobiliários, não mencionavam senão apelidos de sapateiros, músicos de feiras, aguadeiros, vendedores ambulantes e finalmente um, para gáudio de Peninha que logo se apropriou das ascendência, tinha sido terceiro secretário. Não dizia de quê, mas Peninha garantia que era um cargo político.

Pois o nosso Peninha descansou na aldeia em casa de uma tia, de nome Atília, que fazia costura para fora.

Apesar de estar de férias não perdia um noticiário e sobretudo aonde aparecesse o seu admirado Presidente Marcelo.

Ficou delirante com a visita à ONU e o que ele gozou com a fotografia com o Presidente Obama e esposa.

No café local, o "Paraíso do Pandeiro" era um ver se te avias, de jornal em punho a mostrar a fotografia, perante a indiferença da maioria que tinham votado noutro candidato que tinha perdido e a quem aquando da visita à aldeia para a campanha eleitoral, ainda tinham gasto alguns cobres para lhe pagar um almoço com vitela e couve lombarda.

Muito cumpridor dos seus deveres religiosos, no fim da missa de Domingo foi mostrar ao sr. Prior o jornal com a foto e o padre depois de muito olhar e remirar, sai-se com esta:

- Ó Peninha olhe que o seu amigo Presidente está a apalpar o pandeiro à mulher do Obama!

Peninha ia ripostar indignado quando num relance confirmou que era verdade. Marcelo tinha dado um amplexo por detrás de Michelle Obama e aparecia uma mão marota, contornando o pandeiro da esposa do Presidente...

Ficou varado e sem ainda querer acreditar, chegou a casa e num telegrama dos correios enviou o seguinte telegrama:

A SEXA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
INDIGNADO APALPÃO PANDEIRO ESPOSA OBAMA FOTO IMPRENSA PRECISO CONFIRMACÃO URGENTE QUAL FOI REACCÃO DELA E SE PRESIDENTE MARCELO MANTÉM VIRTUDE E POSE DE ESTADO.
Ass . PENINHA - PANDEIRO DE CIMA.

Uns dias depois foram entregar a casa da tia Atília um telegrama da Presidência da República que rezava assim:

PHOTOSHOP. LAMENTO. Ass: CHEFE CASA CIVIL P.P

Peninha voltou ao pároco a quem orgulhosamente mostrou o telegrama.

Em Pandeiro de Cima foi celebrado um Te Deum Laudamos pelo Senhor Presidente da República, dando graças pela continuação da sua virtude e princípios inabaláveis. Estiveram presentes todas as forças vivas da Nação..local, bem entendido!

Sem comentários:

Enviar um comentário