sábado, 3 de setembro de 2016

O FACEBOOK

O FACEBOOK
Já se conhecem e foram ditas todas as desvantagens, perigos e as habituais admoestações de quem é virgem, imberbe e puro, que não tem defeitos e sobretudo que sabe tudo.
Ora hoje vou perorar sobre um aspecto que para mim acho notável no facebook. Muitos outros há e eu sei quais são e muito me comprazem.
Mas este diz-me muito a quem como eu sou uma mente aberta.
É um pouco como ir a museus, visitar casas bonitas e bem arranjadas, conhecer pessoas interessantes, bonitas ou feias com estilo.
Esta passerelle de cultura, de personalidades tão distintas umas das outras, a feira de vaidades na sua mais variada forma, os anseios genuínos e falsos, as emoções TUDO é uma escola de aprendizagem para a vida, seja ela curta ou longa ou de gente mais ou menos madura.
Este assistir constante a "actores em palco" dá um treino e uma capacidade excepcional de escolha, de selecção, de triagem e vai-nos burilando as esquinas do nosso conhecimento, presunção, qualidades e defeitos, respeito pelos outros tantas vezes revelados com pureza e claridade: essa luz que Goethe pedia - mehr licht.
E toda esta mescla de informação que conduz a uma análise mais rigorosa do que se vai passando a cada minuto, segundo.....um horror de velocidade...vai-nos tornando mais sábios na humildade com que passamos a julgar os outros e as coisas.
Assim é pelo menos para mim!
E haverá quem diga que há pessoas insuportáveis, más, doentes mentais, tortuosas e tortas mas também se encontra rigorosamente o contrário.
Mas então a vida não é isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário