domingo, 22 de novembro de 2015

CAVACO, O NOVO GOVERNO E A OPOSIÇÂO


CAVACO, O NOVO GOVERNO E A OPOSIÇÂO

Tudo indica que Cavaco vai indigitar António Costa, até por informações que tive de amigos bem informados no PSD e CDS.
Estive este fim-de-semana em vários sítios com a comunidade francesa e inglesa e sendo muitos deles residentes em Portugal, aqui trabalhando, manifestaram alguma preocupação não tanto pelo governo do PS (estão habituados nos seus países à alternância do poder) mas à aliança com o PCP.
Muito novo ainda em 1975, vivi em pleno o 25 de Abril e o PREC e lembro-me da perplexidade que tudo me causava.
Rapidamente nos fomos habituando e com serenidade e firmeza fomos combatendo as ideias adversas às nossas e fomos vencendo.
Não creio que radicalismos quer de um lado quer de outro, sirvam os interesses dos Portugueses, pelo que devemos estar atentos e participarmos com as nossas ideias construtivas e objectivas, pelos meios adequados, contra eventuais desmandos.
Não gostei de ver a precipitação de PPC e o dramatismo no apego ao poder. PP foi mais discreto. Foi das primeiras vezes em que vi PPC fora de si e com falta de estadismo, se bem que o saldo do seu comportamento político neste mandato tenha sido muito positivo.
Também espera-se de um futuro PM, e refiro-me ao Dr. António Costa, uma maior serenidade no caminho para o poder. De tanta sofreguidão ficou a sua imagem prejudicada.
São incidentes de percurso para ambos os lados.
Acredito que poderá ser uma nova fase por que temos que passar e que se desenrolará sem dramatismos, se soubermos dar tempo a que o novo governo possa provar o que vale. Estou seguro que fará o melhor que puder não só porque se falhar são os Portugueses que pagarão a factura, como por outro lado ao nível interno e dentro cada partido, as consequências serão fatais para os protagonistas mal sucedidos.
Estamos todos cansados de prognósticos negativos ou positivos, conforme os lados bem como de promessas teóricas. Chegou o momento de agir e provar o merecimento de governar Portugal.
Não será tarefa fácil pois de certeza encontrarão muitas coisas que não foram ditas e uma situação económica, financeira e administrativa pior do que tem vindo a ser anunciado. É assim sempre, pese embora ser errado.
Por outro lado, espera-se que a nova oposição se deixe de ameaças vingativas de falta de colaboração, pois, repito à saciedade, estes senhores estão lá todos e sem distinção de credo ou côr política, para NOS servir e não servirem-se nos seus tachos, importâncias e circunstâncias.
Qualquer desvio a este princípio terá as devidas consequências nos votos futuros.
Requer-se ao Presidente Cavaco que se deixe de esquemas pessoais e decida sem mais delongas.

Sem comentários:

Enviar um comentário