segunda-feira, 18 de maio de 2015

Atitude e os incidentes de ontem - Benfica campeão e efeitos quejandos

Que grande maçada esta de ver, ouvir e ler a cada minuto comentários sobre os acontecimentos à volta da vitória do Benfica.
1º ganhou : parabéns e ponto final. Não há cá que ficar de cara torta e ser-se cínico. As regras foram cumpridas.
2º Claro que nem todos os benfiquistas são selvagens, nem apanham bebedeiras de caixão-á-cova. Também há desta gente em todos os outros clubes e fóra dos clubes, infelizmente.
3º Há gente muito excitada, desgovernada, marcada pela crise e precisa de um momento de descompressão, já sabemos, mas tudo tem limites.
4º A PSP não tem obrigação de suportar os insultos e os destemperos de bêbados, de gente ordinária e sem maneiras e neste caso descontrolados pela vitória.
5º Na PSP, como em todas as instituições públicas e privadas, há boas e más pessoas, gente controlada e desejosa de também descomprimirem pelos sucessivos atentados à sua dignidade. Tanto faz, deverão ser responsabilizados depois de apuradas as culpas, como toda a gente.
6º O futebol está a tornar-se num desporto que aliena as consciências e faz que se tenham os olhos raiados de fúria ou de ódio, e cria situações próximas do ridículo.
7º Ontem ao pé de mim passaram uns quarenta rapazes a gritarem palavrões da pesada e nem sequer ao Benfica se referiam.
8º Se perguntarmos a um destes trogloditas que berravam como só os chibos fazem, porque estava ali e a gritar...saem uns sons roucos e sem sentido...acho que nem na morte de algum familiar se verão emoções tão destemperadas que roçam o absurdo.
9º Um clube é uma pessoa colectiva, composta por sócios e jogadores. Não é uma pessoa moral, um ser humano por quem se vibre com o ardor do amor ou da amizade ou do sacrifício...digo eu, mas parece que é.
10º Finalmente, bom seria que nas escolas houvesse uma cadeira obrigatória de comportamento na cidadania, e não só no futebol: nos respeito pelas coisas de terceiros, no cuidado das cidades e vilas aonde se habita, na ajuda aos que sofrem...podia fazer um doutoramento sobre este tema.


A ver se não damos aspecto de atrasadinhos mentais, vale?

Sem comentários:

Enviar um comentário