sábado, 3 de janeiro de 2015

Extractos do diálogo entre Tutor e pupilo in “Reviver os Clássicos”


Tantas vezes te tenho dito que a vida é um sopro e tu no fundo não acreditas! Não acreditas até ao momento em que vês que tudo é tão frágil, que se pode quebrar de um momento para o outro!

Agarras-me a mão e perguntas-me: o que fazer?

Tantas vezes te tenho dito que o remédio é amar os outros perdidamente, os próximos e os desconhecidos que ou se cruzam na tua vida ou tu buscas com desassossego.

Mas nem sempre os vejo, dizes-me arrependido do tempo perdido. Como saber a quem amar?

É fácil: aos que mais sofrem, aos abandonados à sua sorte, aos que te fazem esquecer de ti próprio e com isso mais te dedicares a eles e às suas dores e misérias.

E agora? Como posso fazer para ganhar tempo de vida? Posso ainda trocá-la por dias de amor aos outros?

Acho que podes, sobretudo, usar com alegria o tempo que te resta se estiveres permanentemente a pensar menos em ti do que em quem te encontre disponível, atento, sereno e tão agradecido pela tua entrega.

Mas como poderei ter forças, se for morrendo aos poucos?

Nem darás por isso, será suave o teu jugo e leve a tua morte como diz o salmo. Pensa na ideia de seres transportado no teu dia por uma corte de anjos que entoarão cantos de alegria por te levarem para o Céu.

E com os meus a quem tanto amo? Vou sentir a falta!

Esta será a prova da tua afeição para com eles, ao amares os mais necessitados e ao partires, serão mais eles que sentirão a tua falta. Deixarás um rasto luminoso de uma memória de exemplo, e essa será a tua glória.

Extractos do diálogo entre Tutor e pupilo in “Reviver os Clássicos” de Vicente Mais ou Menos de Souza

Sem comentários:

Enviar um comentário