sexta-feira, 28 de abril de 2017

O PENINHA E A 2ª VOLTA EM FRANÇA (1ª PARTE)


O PENINHA E A 2ª VOLTA EM FRANÇA (1ª PARTE)


O Peninha recebeu guia de marcha da Rádio SenhorRoubacense para ir a França acompanhar a 2ª volta das eleições.

Tem lá primos emigrantes que moram num “bidonville”, sendo o Alain mecânico de parafusos de portas nas linhas de montagem da Renault em Guyonville e a Adosinda “concierge” num prédio de 3 andares, aonde moram no rés-do-chão.

Têm dois filhos já crescidos, a Valentine de 30 anos meia nazi-fascista que é doidinha pela Le Pen e faz parte da célula local do FN e o Vasquinho que desde o 25 de Abril em Portugal aderiu ao PCP e quando foi para França inscreveu-se no PC francês. Fala sempre no camarada Vasco Gonçalves de que se inspira para os ideais que professa.

Ora pensou o Peninha, vai ser uma boa maneira de poder conhecer o pensamento de duas ideologias diferentes e programas para a França, e se eu os entrevistar faço uma caixa que será apreciada no Senhor Roubado.

O Peninha fala mal francês e por isso como os primos arranham o português sempre é mais fácil do que se por a entrevistar outros franceses na rua.

Arranjaram-lhe um bilhete de camioneta do Senhor Roubado directa a Guyonville, ao pé de Paris e a viagem dura 16 horas, com partida no Sábado à noite.

Foi fazer a mala e matutou no que devia levar para França: uns trajes de jornalista, talvez uma coisa mais chique para ir uma noite a Pigalle ver as coristas e um fato do Hugo Boss, daqueles esterlicadinhos na cintura e nas calças em baixo, que comprou nos outlets dos chineses em Odivelas, paras estar presente no comício da vitória do vencedor.

Para as entrevistas, achou por bem um boné à ardina de Lisboa, um lenço ao pescoço à Alfredo Marceneiro, e uma camisa estampada com galos de Barcelos. As calças de ganga preta fininhas nas pernas e uns sapatos castanhos claros abotinados, pois estamos na Primavera.

Para o can-can arrumou na mala uma camisa côr-de-rosa de popelina aberta no pescoço, umas calças “chino” de cor verde-alface e os já habituais sapatos de crocodilo falso pontiagudos de matar baratas aos cantos.

A viagem correu bem, ainda que a meio-caminho tenha vomitado para cima de um passageiro que ia no banco da frente e que ficou para além de sujo a cheirar pessimamente o resto da viagem. Peninha pediu desculpa e disse que era dos nervos e da emoção por ir fazer pela primeira vez uma reportagem no estrangeiro.

Os primos tinham sido avisados da chegada de Peninha no Domingo à tardinha e lá estavam à espera dele no terminal.

- Tu vas bien, cher cousin? – perguntou-lhe o Alain.

- Sim, a mãmã está bem e o primo? – porque raio não tinha estudado na escola o francês em vez de faltar às aulas e passado o tempo todo na marmelada com a Vandinha.

A Adélia é que era portuguesa e a sua parenta e sabia falar bem o português ainda que com um ligeiro timbre francês.

- Ó filho ela pergunta se estás bem. Deixa lá que eu respondo por ti.

- Tu es un com Alain car il ne sait pas parler en français e il ne comprend rien.-. disse a Adélia para o marido.

O Peninha perguntou-lhe que tinha dito e ela respondeu que tinha dado notícias da mãmã.

Quando entrou na casa deles deram-lhe o antigo quarto do Vasquinho, que já não morava com eles.

- Credo, que impressão – pensou o Peninha – tantos postes do Lenine e do Estaline e até do Àlvaro Cunhal.

Nessa noite iria encontrar-se com ele pois o Vasquinho não falava à irmã, por ela ser seguidora da Marine Le Pen. Assim tinham que ser entrevistas separadas.

Descansou uma hora e preparou-se para a entrevista.

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário