domingo, 2 de janeiro de 2011

Saber sair a tempo



Saber sair a tempo

Uma das coisas que aprendi com pessoas de grande sabedoria é saber sair de cena, deixar o palco, mudar de assunto.

Saber o momento exacto em fazer com que os holofotes fiquem sobre os outros e não sobre nós.

No mundo competitivo em que vivemos a nossa presença “marcante” pode marcar demasiado. A nossa ideia “brilhante” pode brilhar demais. A forma “inovadora” de pensar pode inovar demais. E nem sempre as pessoas estão dispostas a deixar-nos brilhar impunemente. É preciso sair de cena. Nem que seja por algum tempo.

É preciso fazer os outros pensarem que desistimos. É preciso criar a impressão de que não queremos estar mais tempo no palco. Mas saber sair de cena é uma arte tão importante como a de saber entrar em cena. Todos os actores o sabem.

Por isso é preciso sair de cena com classe. É preciso sair de cena com a discrição de um “lord” inglês.

Quando as pessoas se sentem ameaçadas por nós e começam a ter respostas agressivas desproporcionadas, talvez seja o momento de sair de cena. Quando nós, sem termos desejado ou planeado, começarmos a aparecer muito na nossa área de actuação ou no nosso sector profissional, talvez seja o momento de sair de cena por algum tempo.

Saber sair de cena é também saber mudar de assunto.

Os astutos sabem que nada ganhamos ao falarmos de nós próprios. Nem bem, nem mal. Devemos mudar de assunto. Sair de cena.

Não devemos cair nessa armadilha. Quando o embate for com poderosos e conhecermos antecipadamente o poder destrutivo desses poderosos, devemos pensar bem antes de entrar em combate. Talvez ganhemos mais saindo de cena.

Devemos deixar a luta entre mastins para grandes cães. Saibamos sair de cena. Teremos outras oportunidades. Ganharemos outras batalhas com menos desgaste, com menos esforços.

É preciso fazer um grande esforço de sabedoria para saber quando sair de cena.

É preciso ter uma grande capacidade intelectual para saber como sair de cena.

Será que temos tido a sabedoria e a arte de sair de cena, deixar o palco, mudar de assunto, no momento certo?

Pense nisto: o momento de falarmos vem sempre depois do momento de ouvirmos.

2 comentários: