segunda-feira, 1 de março de 2010

Chopin


Frederic François Chopin nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1810, em Zelazowa Wolam (Polónia), a cerca de uns trinta e cinco quilómetros da capital (Varsóvia). Era o segundo filho do casal Nicolas Chopin e Justina Krzyzanowska. O pai do compositor era de uma família de fabricantes de automóveis. Frederic Chopin teve uma infância feliz, e uma esmerada educação.

O seu pai notou logo desde muito cedo o interesse do jovem pela música, encarregando o checo Zywny da sua educação musical. O seu talento não era exclusivamente musical e em 1824 escreveu uma comédia em colaboração com a sua irmã Emília tendo até uma tendência para ser actor.

Antes de completar os oito anos, Chopin compôs sua primeira obra: uma Polonesa, várias danças e uma marcha militar. Finalizada a educação dada por Zywny, continuou os seus estudos de música com o professor Elsner prosseguindo depois os seus estudos no Liceu Local.

Em 1825, durante a visita a Varsóvia do Czar Alexandre I, tocou perante ele, recebendo diamantes como recompensa!

Com 19 anos de idade, em 1829, Chopin parte para Viena em busca do sucesso mas desolado com a guerra, emigra e parte para Paris.

Paris estava em plena ebulição artística. Para lá convergiam as mais diferentes correntes e tendências, com destaque para a romântica do começo do século. Chopin sente-se deslumbrado pelo mundo intelectual de Paris. É através do pianista Kalkbrenner que ele é apresentado à elite cultural de Paris.

Chopin começa a frequentar a sociedade e a ter contactos com compositores da estirpe de Berlioz, Bellini e Franz Liszt. São eles que o ajudam nessa primeira etapa da sua vida, para mais tarde consolidar-se como o grande génio musical romântico.

Durante a sua vida Chopin teve aventuras amorosas, entre elas uma com Maria Wodzinski, filha de um conde polaco. Em 1836 a relação é formalizada, e Chopin pede a mão de Maria em casamento, obtendo o consentimento da mãe, mas o pai dela nega-se a dá-lo. Isto traz uma profunda dor ao compositor que passa a levar uma vida retirada em Paris, pouco aparecendo na sociedade, e a sofrer de uma enfermidade crónica (um resfriado agudo).

Dedicou-lhe uma Valsa em lá bemol (Opus 69 N.º 1). Quando a ruptura com Maria Wodzinski era já evidente, Chopin resolveu ir para Londres, onde passa a isolar-se mas a sua produção musical aumenta consideravelmente: valsas, estudos, mazurcas, etc.

A saúde de Chopin foi sempre delicada. Corria um rumor de que ele estaria com sífilis. No hotel onde residia exigiram que fossem queimadas a cama e outros pertences e isolado o seu apartamento.

Foi nessa época que Lizst apresentou a Chopin a escritora Lucila Aurora Dupin, (Madame Dudevant). Sobre esse encontro ele expressou o seguinte comentário: " ...conheci uma grande celebridade, porém a sua cara não me é simpática, não gostei nada, inclusivé há algo nela que me repele".

Quando Chopin regressa a Paris sofre o assédio de George Sand (pseudónimo de Lucila Aurora Dupin) e enamoram-se loucamente e inicia-se uma nova fase de sua vida.

Para evitar um escândalo, pois era casada, os dois amantes acompanhados pelos filhos de George Sand (Solange y Maurício), viajam para Palma de Maiorca. Sentem-se encantados com o lugar e alugam uma casa "Son Vent" (a Casa do Vento).

No entanto, logo depois de uns dias de sol, ocorrem as piores chuvas daquele ano em Maiorca. A partir daí a saúde do compositor piora de forma preocupante. Assim em 11 de Fevereiro de 1839 empreendem um penoso regresso a França, indo para Nohant, fóra de Paris, onde George Sand tinha uma casa de campo.

É nesse período que Chopin compõe o que pode ser considerado a chave que encerra toda a sua obra. Termina a "sonata em si bemol menor", "Os prelúdios", "Os três estudos para piano" etc. O seu profundo romantismo, vê-se igualmente reflectido nas suas composições, e o seu amor por George Sand, a mulher que o acompanhou durante 11 anos de sua vida, também é reflectido na sua música, porém sempre com o sentimento nostálgico pela pátria e a percepção de um fim precoce.

Apesar do seu grave estado de saúde, volta a escrever, convertendo este período em um dos períodos mais profícuos.

A sua vida parece ser feliz: George entrega-se à sua paixão com um forte instinto maternal e Chopin deixa-se mimar como um filho.

A partir de 1847 a enfermidade piora e a isso sobrevém a ruptura definitiva com George Sand.

Em 13 de Outubro, Chopin recebe a extrema-unção e em 17 de Outubro de 1849, aos 39 anos de idade morre.

Sobre a sua tumba, e como ele mesmo havia solicitado no seu testamento, foi derramada terra polaca que a ele ofereceram os seus amigos.

Chopin foi um patriota sincero, um sonhador romântico num corpo minado pela doença.

Entre suas obras mais importantes ressaltaremos: Nocturnos: (N.º 2 em mi bemol maior); Valsas:(N.º 2 em La bemol); Baladas: ( N.º de 1 à 4, em sol, fa e La menor respectivamente); Estudos: (N.º 1 à 12 em do menor, La maior, fa maior); Polonesas: (N.º 3 em La maior); Mazurcas:(N.º 5 em si bemol maior, N.º 41 em do sustenido menor); Prelúdios:(N.º 24 em Re menor); Sonatas:( N.º 2 em si menor).

2 comentários:

  1. O dia em que não ouço Chopin não é um dia feliz para mim. Gostaria de continuar a ouvi-lo com o mesmo prazer até ao fim... E depois.

    ResponderEliminar