quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Instantâneos

Instantâneos:

Vou de carro para o Chiado, não me apetece ir de metro. Algum trânsito junto à Misericórdia. Dois polícias barrigudos e velhos assistem impávidos à bagunça. Como é possível a esta hora camiões de descarga de mercadorias impedirem o trânsito? A autoridade não controla, não mexe um palmo a barriga. Apetece-me sair do carro, dirigir-me aos polícias e apresentar-me: fulano, tenente de cavalaria na disponibilidade e depois esbofeteá-los com as luvas até me cansar!!! Sigo para o parque do Camões e vejo na placa de peões em frente ao Loreto para atravessarem a rua, magotes de estrangeiros. Impressionante! Será que merecemos este boom?

Depois em frente do Paris em Lisboa impedindo a passagem, um guia espanhol rufia, rodeado de uns 60 castelhanos devia dizer coisas chistosas pois riam-se que nem uns alarves! Não é em vão que um meu Avô, Dom Thomaz de Noronha, Conde dos Arcos, foi um dos Conjurados de 1640! E mais outros Noronhas e Távoras! Ainda desembainhei a espada mas dou de caras com o mesmo cenário em frente dos Mártires. Mudei de táctica e pensei num petardo Molotoff!

Entrei exausto com tantas emoções na Bertrand e sentei-me ao fresquinho. Entram umas francesas rascas com um guia de Lisboa na mão e perguntam ao empregado: - quantos metros são da entrada até ao fundo da loja?

A empregada ficou confusa.
Pus -me de pé e apresentei- me:
- Luis Paixão (meu nome incógnito) e em um perfeito francês de Versalhes, respondi: - a distância é de 1,5Km. Olharam para mim com surpresa e acrescentaram: - como sabe?
- não sei, inventei!
- porquê?
- porque a uma pergunta idiota, a resposta é estúpida.
E inclinando-me saí.

O que me espera ainda até à FNAC?

Sem comentários:

Enviar um comentário