segunda-feira, 27 de abril de 2015

Carta ao meu primo Luís Bernardo - várias perguntas

Resumo:

Imaginem vocês que recebi uma carta de um primo que já morreu há vários anos e que me chegou à caixa do correio. Creio ser o primeiro ser humano a ter verdadeiramente notícias reais, de além-túmulo. Deixei passar algum tempo para cair bem em mim, mas finalmente aparece alguém a explicar como tudo se passa. Aliás, nunca percebi porquê tantos mistérios!

Meu Querido Luís Bernardo,

Não te tenho escrito pois sei que aí também chegou a moda das greves e não tem havido portadores. Que coisa! Mas disseram-me que há os serviços mínimos, por isso vou aproveitar para te mandar esta carta, sumarizando uma série de perguntas que se têm acumulado.

Comecemos pelo primeiro tema: que remédio dar à tristeza? Eu acho que nenhum, mas talvez tenhas alguma mezinha! Tanta gente desanimada, uns pela vida familiar, outros pelo desemprego e falta de dinheiro, ainda outros sem esperança nas suas doenças incuráveis, finalmente muitos milhares abandonados, feridos e desalojados pelas guerras. Já nem me refiro às causas e consequências, mas ao estado de sofrimento e de desalento.

Um outro tema que suscita perplexidade crescente: com os novos avanços da ciência e da técnica, tem-se progredido no conhecimento do universo e muitas novas descobertas vêm perturbar os menos preparados e esclarecidos. Seremos os únicos no Universo, quem nos criou, quem deu origem a tudo? Claro que sabemos quais são as diversas doutrinas fruto de diferentes religiões e credos, mas diz-me lá tu, que estás bem colocado, ao menos o que te parece se não me puderes dizer a verdade.

Um terceiro aspecto que levanta muitas questões: vê se estás com Moisés e lhe perguntas se é tudo uma treta, bem gizada, sem dúvida ou a pura das verdades:

Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, Deus teve de escrever outras.

Como sabemos, o Decálogo significa "dez palavras", as palavras que resumem a Lei dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado.

Segundo a Torá, os Dez Mandamentos foram entregues no Monte Sinai ao povo hebreu, por Deus, através de Moisés, separadamente do restante da Torá ("Ensinamentos"). De acordo com a Bíblia, os mandamentos escritos nas duas tábuas da Lei, foram escritas pelo dedo do próprio Deus sendo que os demais foram ditados e escritos em pergaminhos por Moisés e ambos falados directamente ao povo. Em hebraico (língua original dos Mandamentos), o número de letras dos Dez Mandamentos é equivalente a 613, o número total dos mandamentos da Torá.

Luís Bernardo, desembrulha-me esta confusão, se fazes favor.

Finalmente, tenho sido muito solicitado para apurar a personalidade de um misterioso Don Quijote de la Mancha e do seu aio, Sancho, dito da Pança.

Nas tuas voltas, convida-os para jantar e indaga tudo sobre os moinhos de vento e das fantasias que o levou ao desânimo após ter desistido de lutar contra os arrogantes e ignóbeis nobres, que segundo ele, temiam se defrontar com tal valente cavaleiro.

Teu muito dedicado primo

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário