quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carta ao meu primo Luis Bernardo - à escuta



Meu Caro Luís Bernardo,

Por cá os tempos vão complicados. Sabes, não apetece nada estar bem-disposto, não sei se me percebes? Quase tudo corre mal, nas famílias, no país, na Europa e no mundo. 

Tantas frases sublimes escritas por inúmeros autores do passado e do presente, metidas a martelo e fora do contexto actual, consolando, tentando descrever situações anormais como normais, intuindo que o sofrimento, o desespero, a indigência, o abandono, hão-de passar em breve.

Nunca houve tanta gente a pedir esmola, disfarçadamente, baixinho, às portas dos supermercados, lojas, metropolitano, estações de comboio e até no aeroporto, para não falar nas ruas. 

Falta vontade para acreditar num futuro, a maioria nem sabe como vai viver nos próximos meses.

O Papa sai, até ele, sem forças para aguentar o peso do mundo, mais do que da idade, parece-me, mas não estou dentro do Vaticano.

Diz lá o que achas, pois deves estar bem informado. Vale a pena comprar coroas suecas ou norueguesas? O euro vai soçobrar? Como vamos viver na velhice? Vem aí o Anticristo? Acaba o mundo para breve?

É urgente que me respondas pois tenho cerca de 48.000 leitores no meu blogue que acreditam no que me escreves e sobretudo nos teus conselhos. Vê lá não nos desapontes e sobretudo não te enganes, caraças!. Encontrei uma nota de cem escudos por detrás de uma gaveta que caiu com estrondo: achei de mau agoiro.

Ouve lá, consigo contactar com o Ministro das Finanças por e-mail e ele simpaticamente responde-me a perguntas objectivas, é claro, nada do meu interesse pessoal, por isso se tiveres alguma recomendação aproveita.

Pergunta por curiosidade ao Salazar o que ele faria se estivesse nestes assados, e também já agora ao Cunhal pois sempre pode dar jeito um ditador de esquerda – ia tudo de cana e dava um certo gozo ver o Oliveira e Costa, o Vara e o Dias Loureiro bem como o inefável Sócrates e quejandos a pagarem pelo que nos fizeram - , e olha e porque não ao D. João II, o Príncipe Perfeito…enfim, a quem tu encontrares por aí e que te pareça de confiança. Não percas tempo com os Apóstolos nem com gente antiga, não percebem nada de nada. Deixaram o patrão acabar mal.

Hás de um dia destes apurar se a Eva sucumbiu a uma maçã, havendo tantas frutas tão mais saborosas ou se é tudo treta.

Eu por mim gosto mais de nêsperas!

Um abraço muito amigo do teu primo muito afeiçoado

Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário