sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ponto da situação



Estou bem contente com o impacto deste meu blogue, pois apesar de ter escassos comentários em cada página e nas respectivas entradas, recebo dezenas de opiniões, por e-mail.

No “contador” tenho cerca de 340 seguidores…tendo começado em Dezembro de 2009, estou muito reconhecido.

Os meus amigos de direita dão-me no côco e ficam escandalizados dizendo que virei perigoso esquerdista, socialista, apoiante do Sócrates o qual, bem como o seu governo, tem levado neste blogue, mócadas valentes!

Os meus amigos divertidos, abertos e com cultura umas vezes estão de acordo outras contra, mas vão-me enviando verdadeiras pérolas de comentários que enriquecem os meus arquivos.

As minhas amigas brejeiras deliram e incentivam-me a mais despautérios, as castas “dizem-me” que córam, mas confessam que aguardam sempre por mais.

Os jovens leitores, esses, por eles the sky is the limit!

Para mim, este blogue preencheu uma dupla função: observar e divertir-me…sendo um pouco diletante, como convém!

Ao observar, critico, opino - e ao divertir-me posso ou não divertir os meus leitores, suscitando nestes duas reacções: criticismo positivo ou negativo, ou em última análise amorfismo, indiferença, total ausência de reacção!

Dizem-me muitos que têm pouco tempo disponível mas que fazem consultas periódicas, outros que não se entendem com a internet, e uns quantos que nem abrem!

Naturalmente que ninguém gosta de ser criticado mas, infelizmente é um facto da vida. Um blogue tem, em parte essa missão!

Os meus leitores que sejam capazes de responder ao criticismo do blogue com elegância e desprendimento revelam uma importante ferramenta na vida, que poucas pessoas têm.

A maior parte das vezes as críticas são baseadas em algumas verdades. Criticar pode parecer negativo. Mas, através das críticas tem-se a oportunidade de aprender e melhorar.

Porém o problema está em que ao se fazerem críticas, sugerindo, dando a entender ou intuindo novos caminhos, repara-se mais na forma confrontacional em como são expressas as opiniões.

É sempre importante saber separar as emoções das realidades que lhes estão subjacentes.

No fundo, na maior parte das vezes só se valoriza o louvor. Quando se elogia, as pessoas sentem-se felizes.

Quando se critica sentem-se furiosas e revoltadas.

O que aconteceria se somente fizéssemos louvores imerecidos e bajulássemos com falsas lisonjas? Como se poderia melhorar?

Ao criticar-se um petisco da(o) bem-amada(o), fica ofendida(o)!

Mas, é um erro olharem-se a si próprios como um “arroz de pato” ou um “cheese cake”!

Pode-se ter razões para se achar o tal petisco de menos boa qualidade, mas isto não significa que se esteja a criticar o “chef”!

Talvez se pensar-se que a crítica é dirigida a alguma “zona de menos luz” de cada um, se esteja a evitar criticar o seu orgulho ou ciúme; mas o ciúme é uma emoção passageira, não é a própria pessoa.

Às vezes critica-se sem justificação, sem razão. É de facto, doloroso. Mas, potencialmente é mais fácil lidar com isso do que quando as críticas são justificadas!

Há sempre a velha opção de ignorar completamente. É tão inofensivo como tentar fazer-se mal a um elefante!

Ao ficar-se calado e afastado, não se alimentam as críticas.

È sempre bom esperar antes de responder às críticas : ao responder-se com imediatismo, fúria, emoção ou com orgulhos feridos vem-se sempre mais tarde a arrepender. Ao esperar-se pacientemente, permite-se reflectir de uma forma mais calma.

Há, porém, uma coisa que me apraz mais do que tudo neste blogue: a liberdade de poder escrever responsávelmente, o que quero e me apetece!

E é com tudo isto com que os meus leitores contam….e também com um enorme e aberto sorriso!

PU-JIE

3 comentários:

  1. Manuel, parabêns pelo blog! Marco Amaral

    ResponderEliminar
  2. Do que gosto mais é do sorriso

    enorme e aberto.

    ResponderEliminar
  3. muito obrigado! espero que de vez em quando também de alguns escritos...sniffff

    ResponderEliminar