terça-feira, 22 de dezembro de 2009

greve levantada nos supermercados na véspera de Natal




Ufff! Podemos alarvar nas compras de coisas boas, apetitosas e caras...é fartar vilanagem que a vida está para isso!

O motivo da greve era para impedir que o horário de trabalho passasse para 60 horas semanais, o que daria 8,5 horas por dia, numa semana de 7 dias.

Que estafadeira para um país rico e que não precisa de produzir!

4 comentários:

  1. "Que estafadeira para um país rico e que não precisa de produzir!" (fim de citação)
    O problema deste querido país è a falta de nobreza, em todas as suas vertentes (carácter, valentia, coragem, etc.) A nossa monarquia acabou porque os “nobres” com alvará, não tinham nobreza. Na sua China Natal porque foi? E ainda agora os Portugueses com alvará, dormem descansados, sem que a consciência de que não produziram (pelo menos) o valor daquilo que ganharam, lhes perturbe o sono. A monarquia acabou, e o País vai durar até quando?

    ResponderEliminar
  2. Permita-me discordar. Para já é gastarmos mais do que podemos, daí a ironia do meu posting, que não sei se fui suficientemente claro!

    Quanto à nobreza, leia atentamente, se tiver a amabilidade, do que diz Pu-Jie, o verdadeiro, no texto do lado direito sobre o que a partir de certa altura lhe pareceu ser o mais importante como irmão do Imperador.

    De facto nem os países nem as pessoas se fazem com Alvarás de Nobreza, mas com trabalho, generosidade, altruísmo, serviço ao país e aos outros.

    Esta é uma outra visão, mas como se diz no final dos pareceres " sempre sujeita a melhor razão".

    Obrigado/a por comentar.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que percebi as 60 horas semanais resultavam em 12 horas diárias, uma vez que estamos a fazer contas para 5 dias úteis. Ora com 12 horas de trabalho diárias, para pessoas com o ordenado mínimo ou perto disso e filhos em casa, parece-me um pouco complicado organizar a vida. Não nos esqueçamos que estas pessoas não têm dinheiro para ter babysitters em casa ou empregados que façam as coisas por eles.

    Claro está (e não estou a dizer que seja este o caso) que para o verdadeiro capitalista, tudo isto são pormenores, quando se fala de dobrar o lucro na véspera de natal.

    ResponderEliminar
  4. Gente amiga sindical chinesa com contactos com a CGTP e UGT, consultou-os a propósito destas contas de horários diários de trabalho e a resposta veio clarificadora: tratava-se de dividir as 60h semanais por 7 dias, pois neste sector trabalha-se com turnos, e daria um aumento para 8,5h, o que é a prática em quase todas as empresas.

    O dobrar o lucro, tem vantagens para todos pois permite que a empresa subsista e os quadros possam continuar a ter emprego. Naturalmente que estas horas seriam pagas de acordo com a lei.

    Também me acrescentaram que não só a esmagadora maioria não ganha o ordenado mínimo, como existem berçários, creches, e espaços de recepção de filhos para horários post-escolares.

    Os quadros portugueses trabalham normalmente 8h por dia, ou seja as 40h semanais divididas por 5 dias é o que se obtém como carga diária. No caso vertente, dada a especificidade do sector acrescido da existência de turnos, tornam a leitura deste meu posting numa observação não política, mas de carácter de produção, sabendo-se que em toda a Europa é Portugal o país com menor produtividade, creio que desde o tempo da fundação da nacionalidade, e por ironia...o que tem menor número de capitalistas e com menores fortunas.

    Tudo quanto me foi passado pelas fontes sindicais chinesas, não anula o meu respeito pela dignidade do trabalho, de um justo descanso e de remuneração adequada.

    ResponderEliminar