sábado, 15 de setembro de 2018

FAMÍLIA

FAMÍLIA

Às vezes, só mesmo às vezes, tenho saudades do passado. De sítios, de sons, de pessoas, de cores, de uma certa irresponsabilidade em não ter que a ter, pois por ser pequeno ainda alguém decidia por mim. No entanto sempre fui independente e muito activo daí as minhas asneiras, mesmo as mais pequenas terem começado cedo...imaginem lá!

Mas, claro isto é o lado dos afectos que procuro, que me alegra e consola em reviver.

E é curioso que os meus filhos fazem parte de outro capítulo com enormes alegrias, luzes e sombras, e quanto mais vão crescendo e tendo filhos (netos) cada vez mais a linha de separação vai sendo mais nítida.

São as memórias e neste caso é um acervo, um capital só meu que até gosto de partilhar para que se não perca, mas há as íntimas impressões que levo comigo no dia em que morrer.


Nunca me apeteceu olhar para trás para observar as situações em que fiz mal ou bem. Os espanhóis têm esta expressão simplificada: HECHAS.


O importante é lembrar-me de repente de um momento a andar de bicicleta no jardim da casa do Estoril com os meus irmão e fazermos uns jogos tipo gincanas e quando chegava a hora do jantar, sem discutir, tomávamos banho, e íamos (os mais velhos) de pijama e roupão jantar na mesa dos grandes aonde ouvíamos de tudo. Eram os meus Bisavós, os meus Avós e os meus Pais e tudo isto conversava e nós de vez em quando (eu, mais do que os outros) lançava para mesa uma opinião que, curiosamente, não era ignorada mas ou concordada ou explicada e contraditada.


Sempre houve muito amor entre todos (é a expressão que me apetece empregar) apesar das normais discussões o que permitia o respeito, o diálogo e até o orgulho de ver 7 netos cada um com idades diferentes irem assegurando a "dinastia".


O diabo é que eu sendo o mais velho dando-me para escrevinhar, quando morrer, os outros manos e manas não se lembram de nada.


Mas também, se houver outra vida, estaremos sentados debaixo de um belo caramanchão a recordar estas e muitas outras histórias que cada um observou de per se. Calculo que seja um pouco boring o paraíso, por isso ao menos isto sempre distrairá.

Sem comentários:

Enviar um comentário