segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

E lucevan le stelle ou a minha pausa Kit Kat



No meio dos meus afazeres, das incertezas do país, da Europa e do mundo, apeteceu-me fazer uma pausa e ouvir, desta vez, boa música clássica, e deixar que vozes, peças e som alto invadam o meu espaço.

A sensação do “dolce fare niente”, bem sentado numa cadeira cómoda, desligado de tudo quanto possa ser preocupação, numa sala quentinha, não há melhor! Guloso como sou, a minha companhia predilecta é uma suculenta tablette de chocolate com amêndoas que marcha no fim da ária da primeira diva…

Volto uns anos atrás e revejo-me num país aonde apetecia viver e trabalhar pelo seu clima único, pelas suas gentes hospitaleiras, pela beleza das suas terras acolhedoras, limpas, mimosas e bem tratadas, pelas cidades pequenas mas com tudo o que se encontra nas grandes urbes, sem nos sentirmos esmagados ou atabafados por grandes arranha-céus. Um campo perto aonde com facilidade se pode ir retemperar as forças, o mar, os rios, as praias.

Como se deixou chegar isto tudo a este estado de penúria e de incertezas quanto ao futuro, quase que nos forçando a partir e encontrar melhor vida fóra do nosso país?

Tanta coisa já foi dita e redita, inúmeros “génios” da política e da economia traçaram diagnósticos e causas mas o que resta é a realidade e essa é incontornável.

Oiço o Luciano Pavarotti, a Callas, a Kiri Te Kanawa, o Plácido Domingo, o Juan Diego Florez e invejo-os nas árias que cantam…vozes maravilhosas, sons profundos, músicas criadas por compositores incomparáveis que soam com tanto sentimento.

Ser-se um Estado pequeno, organizado, com gente feliz que olha as estrelas como na ária empolgante da Tosca “E lucevan le stelle” não podia ser o nosso desejo de futuro?

E lucevan le stelle
Ed olezzava la terra
Stridea l'uscio dell'orto
Ed un passo sfiorava la rena
E reluziam as estrelas
e perfumava a terra.
Rangia a porta da horta
e um passo roçava a areia

Acabou-se a pausa Kit Kat e back to work.

Recomendo-vos, from time to time, estes exercícios de pequena beatitude:-)

Sem comentários:

Enviar um comentário