terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ESPANHA


ESPANHA
Um amigo mandou-me o link para a cerimónia em directo no Palácio Real da atribuição pelo Rei à princesa das Asúrias, sua filha Leonor, da Ordem do Tosão de Ouro. (vão ver à Wilkipédia se não sabem).
Muito bonita e ternurenta e o discurso do Rei impecável, moderno e transmitindo à filha o que deve ser um monarca no mundo de hoje, sem perder de vista os valores que pessoalmente nos compete a cada um de nós cumprir e viver.
Ao mesmo tempo que a cerimónia decorria em streaming via El País, lia-se em baixo os comentários dos espanhóis.
E foi isso que mais me impressionou! Desde grosserias sem nome que o pudor me impede de escrever sobre actos sexuais que praticariam com a princesa, de 16 anos parece-me, senão menos, insultos ao Rei, vivas à república, morte à Família Real, desejo que vão para o exílio....enfim centenas de posts seguidos e sem parar muito violentos, odiosos revelando um povo desencontrado, perdido e ávido de rancor.
Muito triste, pois não foi esta Espanha que me habituei a admirar, visitar com frequência e a desejar que continuasse unida e grande.
Tenho vários costados castelhanos mas hoje fiquei sobretudo preocupado em como vai tudo acabar, o que não pode deixar de ter influência em Portugal. E tive pena e admiração pela coragem do Rei que tem tempos tão difíceis pela frente e ainda é muito novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário