sábado, 30 de março de 2013

big boy



Aproveitei estes dias de Páscoa para olhar um pouco para o estado da minha vida. Com este turbilhão de acontecimentos que têm afligido o nosso país e a nossa sociedade, naturalmente que a eles não sou alheio.

Primeiro, vários meus amigos, daqueles de quem gosto mesmo, têm tido sérios e inesperados problemas de saúde e estranhamente transversais a todas as idades. Temo por eles, sofro com eles, alegro-me com eles e com os progressos que fazem. Fico a pensar que um dia me pode acontecer a mim…

Depois, ter que continuar a trabalhar “sem rede” num país insolúvel, quando devia legitimamente estar a preparar-me para uma outra metade da vida em que a experiência adquirida, o dinheiro honradamente ganho e aforrado, me desse tempo para outras coisas, aligeirando as responsabilidades profissionais, preocupa-me e estremeço com a fragilidade da estabilidade política e social do mundo, da Europa e da minha terra.

Continuo a prezar o diálogo, a concórdia, a paz e a tolerância para a solução de tantos problemas que nos afligem tanto ao nível pessoal como em comunidade. Nem sempre é fácil, nem se encontra reciprocidade, mas não se pode desistir. Pode-se sim, ter dias mais tristes e menos ensoleirados, mas a esperança de um novo encontro, deve animar-nos.

Finalmente, depois de algum tempo de certezas e incertezas, apraz-me ter, recentemente e com a eleição do novo Papa, refrescado as minhas convicções  e criado dentro de mim um coração mais aberto a escutar e a olhar para os valores que tão bem, com tanta simplicidade e com um ritmo vertiginoso de intensidade, vai convertendo quem, na tormenta, tende a soçobrar de vez em quando.

Como dizia a minha Mãe, quando é preciso, há sempre uma bolsa de “libras” que cai súbita e inesperadamente sobre as nossas cabeças e ajuda a desemaranhar os novelos. Por enquanto, têm vindo em abundância “graças” que ao profusamente se espalharem sobre mim, preparam o terreno para a lavra.

Esperemos com confiança pela safra da nova Primavera que agora começa!

Sem comentários:

Enviar um comentário