sábado, 11 de agosto de 2018

NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE CRÍTICAS


NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE CRÍTICAS

Estive a por em ordem algumas centenas de livros que tenho vindo a comprar ao longo de 1,5 ano e todos eles depois de novamente folheados me suscitam um entusiasmo imediato em os ler.
Compro-os, imaginando quando os irei ler, num determinado momento, ou para me inteirar mais de um assunto, personagem, ou de um qualquer facto histórico.

Tenho medo que daqui a uns anos eu, como muitos outros detentores de milhares de livros, os encontremos em alfarrabistas ( de meritória existência) que vão comprando estupendas bibliotecas ao kilo. E depois o que a mim me custou, por exemplo €23,00 é revendido em excelente estado por €8,00 a € 9,00 se não voltarem para trás de leilões on-line ou venda directa no facebook sem tomadores. Está na moda agora e pululam variados anúncios de alfarrabistas que propõem livros baratos todos os dias. Tenho comprado alguns a bom preço mas não tão excitante assim o que pensava recuperar de bons autores.

Ora, folheando esta tarde as páginas de um livro de um autor conhecido, verifiquei que no decurso da estória que contava e bem o fazia, se socorria de testemunhos, ou fontes ou mesmo de citações de terceiros.

E aqui é que é fascinante constatar que nenhum de nós escapa à crítica. Seja pelas fontes que acima citei que se pronunciam num sentido mais favorável ou negativo, o que é um facto é que o que escrevemos não é nunca tão linear que mereça o aplauso e o louvor por que tanto ansiamos.

Sim, porque seria hipócrita e masoquista que desde a primeira linha de um livro que escrevamos saibamos logo que vai ser maioritáriamente criticado no sentido negativo.

Daí que sugiro aos meus amigos escritores e a quem à escrita se dedica sem os pregaminhos já conquistados em prémios literários, que pura e simplesmente inventem!

A minha biografia inventada terá muito mais graça do que a verdadeira. E não será preciso mentir! É só passar ao lado e contar coisas do outro mundo....entendamo-nos do tal inventado e que esse sim, pode ser como dizem os franceses numa expressão feliz : "peaufiné".

Vamos então a isso e em breve, assim me ajude o engenho e a arte tereis uma biografia ou do Peninha ou do Vicente Mais ou Menos de Souza ( o nome do autor do meu blogue).

Sem comentários:

Enviar um comentário