sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Comer ensopado de enguias pela primeira vez


        Fui hoje almoçar com uns amigos a um restaurante chamado " Casa das Enguias" em Sarilhos Grandes.

        Foi difícil convencerem-me porque nunca tinha comido enguias, porque não!! Achava que eram umas "osgas" e revolvia-se-me o estômago.

        Sempre me irritou, familiarmente e não só, que alguém dissesse que não gostava de qualquer coisa, sem nunca ter experimentado.

        Pois chegou a minha vez. Um restaurante enorme, cheio e com a tradição ( as paredes forradas de fotografias de toureiros, cavaleiros, peões de brega, todos conhecidos e de forcados de todas as idades) num afã que anunciava que era um óptimo negócio.

        O patrão falou comigo e eu disse-lhe amàvelmente das minhas impressões sobre as enguias. A resposta dele foi: - então se não gosta vá-se embora e não perda tempo.....ahahahahah...bem merecida!

        Lá simpatizámos entre todos e pedimos-lhe uma sugestão entre várias - só enguias, pois tem muitos outros pratos - e ele sugeriu que para a primeira vez o melhor seria um ensopado de enguias.

        Lá veio a travessa e com muito bom aspecto, com pão frito, um óptimo molho e comecei ao ataque.

        Estava uma delícia e gostei imenso. Está ultrapassado o preconceito "ideológico" de serem osgas.

        Têm espinhas, fáceis de tirar,  - os selvagens ao nosso lado, comiam inteiras e depois cuspiam as espinhas. No restaurante "Tour d'Argent" em Paris, um dos melhores de sempre, quando vinha o linguado meunière, aprendemos desde miúdos a não cuspir as espinhas....

        Tinha sobremesas deliciosas e claro, ataquei, sem hesitações. O vinho tinto era uma reserva da região e era muito bom.

         Fui-me despedir do patrão e disse-lhe que tinha gostado muito. Ele ficou com uma cara contente, mas com um ar de que não era novo para ele, ouvir este câmbio de impressões.


Sem comentários:

Enviar um comentário